Fevereiro é o mês do amor e na semana passada celebrámos o dia de S. Valentim. Apesar de não ligarmos muito a este dia cá por casa nem trocarmos prendas, achei giro usar o tema nas nossas atividades da semana.
Foi uma semana agitada, por isso, sem tanto tempo para atividades, ainda assim, foram muito divertidas.
Caixa de Atividades
Tema: Amor e emoções
- Livro “Adivinha quanto eu gosto de ti”
- Livro “Bebé Feliz”
- Matriosca Imaginarium
- Motricidade fina penas
- Atividade sensorial com areia “cinética” caseira
Leitura
Esta semana lemos vários livros sobre os sentimentos cá em casa. Alguns já fazem parte da leitura habitual do Gui, outros trouxe da biblioteca. Coloquei no meu Instagram estas sugestões de leitura para este dia e hoje partilho convosco.
Para a caixa de atividades escolhi o livro “Adivinha Quanto eu Gosto de Ti”. Lemos juntos antes de dormir com o Gui a ajudar e durante o dia apenas com ela, aproveitei para falar dos animais, repetir algumas palavras, introduzir os conceitos de grande e pequeno.
Trouxe da biblioteca mais um livro com abas para levantar, porque como já partilhei antes, a Laura adora. Este livro é muito interativo, tem um espelho, tem sugestões para os pais explorarem melhor o livro e achei as imagens muito expressivas. Não concordei com tudo o que é sugerido aos pais para cada fase de evolução dos bebés, mas de um modo geral, é um livro muito giro, fácil para os bebés compreenderem e o mais importante é que explica bem cada uma das emoções.
Fizemos todas as expressões do livro, demos exemplos, e deu para brincar também com o Gui. Com crianças mais crescidas, podemos fazer perguntas sobre os sentimentos e explicar melhor cada uma das emoções.
Lógica, Aprendizagem e Vocabulário
No dia de S. Valentim brincámos com corações! Bastou um frasco e vários corações de muitas cores. As brincadeiras simples resultam sempre. Reparem como ela treina o movimento pinça. Podem usar este jogo com bebés bem mais pequenos, já que este é um movimento importante.
Também voltámos a usar os conceitos de grande e pequeno. A Laura já repete “gandeee” e lembra-me imenso o Gui, que adorava dizer “gande e pecanino”.
Escolhi um jogo de encaixe que adoramos! É uma matriosca com animais, cada uma com uma forma diferente de abrir. É um dos jogos preferidos da Laura e eu acho-o muito completo. Podemos falar sobre cores, os animais, praticar o “enroscar e desenroscar”, assim como outras formas de abrir e além disso é amoroso, ora vejam.
Motricidade Fina
Esta atividade é muito versátil, basta usarem a imaginação para poderem utilizar materiais que têm em casa. Usei duas embalagens de cogumelos, fiz uns furinhos e deixei as penas rosa à disposição da Laura. Como sempre, estes são os melhores jogos, os que ela mais gosta e que a entretém por mais tempo. Podem usar palhinhas, por exemplo. Eu escolhi as penas rosa apenas para estarem dentro do tema.
Atividade sensorial
Fizemos a “areia cinética” já durante o fim-de-semana para o Gui brincar, mas usámos esta semana na nossa atividade. Para quem não viu a “receita”, é muito simples:
- 8 copos de farinha
- 1 copo de óleo de bebé (tipo óleo Johnson)
O efeito é espetacular! A farinha fica totalmente moldável, muito parecido com areia cinética para quem já usou. Além disso, torna-se muito mais fácil limpar…sem falar no cheirinho bom! Podem guardar para várias brincadeiras. Uma caixa deste género pode ser usada de mil formas, basta irem mudando os objetos que colocam no interior.
O mais importante foi ter mais uma oportunidade de falar sobre sentimentos, sobre o amor, sobre a família, as diferentes emoções, a importância da partilha e dos amigos. Eu consigo sempre envolver o Gui nas nossas atividades e podem sempre tentar fazer isso em casa, caso tenham mais que um filho.
Vejam as nossas atividades todas:
1 Pingback