Esta semana temos estado a brincar com as formas. Este é um tema super fácil de trabalhar, podem fazer imensas coisas diferentes, desde pegar em objetos do dia-a-dia, a jogos de encaixar. Para além da caixa de atividades, aproveitámos também uma ida à biblioteca para ler mais livros e explorar os jogos disponíveis sobre este tema. Se planearem a semana com alguma antecedência, podem sempre tentar relacionar as restantes atividades da semana com um mesmo tema, torna-se muito mais fácil que eles aprendam e é muito mais divertido para nós!

Por exemplo, mesmo numa tarefa básica com uma ida às compras, podem tentar descobrir formas nos objetos do dia-a-dia. Isto é particularmente mais interessante se o bebé for mais velho e já conseguir ele próprio identificar formas!

Caixa de Atividades

Tema: As formas

  • Livro toca e sente formas
  • Cubo de atividades formas
  • Jogo de madeira e cartões
  • Formas variadas em madeira
  • Saco sensorial

Leitura

Escolhemos um livro simples e adequado à idade da Laura, mas existem mesmo muitos livros sobre este tema! Num pesquisa rápida encontram logo imensos.  Este é sensorial, para além das formas, tem texturas para o bebé sentir e descobrir. É giro e simples, fácil de manusear sozinha e podem levar na mala para quando vão sair e assim aproveitarem para continuar a explorar o livro.

Lógica, aprendizagem e vocabulário

  • Blocos de madeira

Juntei algumas formas em madeira de dois jogos diferentes que temos cá por casa, escolhi apenas 4 formas, para ser mais fácil. Deixei-a brincar livremente, aproveitámos que o mano estava em casa e fizemos algumas construções. Empilhar blocos e trabalhar o equilíbrio e a criatividade é ótimo nesta idade, para além de conseguirem observar por eles mesmos os tamanhos e o que conseguem colocar em cima de outro objeto.

Também podem agrupar por formas ou até por cores.

  • Puzzle formas em madeira e cartões com formas

Este é um puzzle super simples, com apenas 4 formas diferentes e super fáceis de agarrar pelo bebé. Foi oferta de uma das Bububox, e usamos imensas vezes, por ser adequado à idade dela.

Os cartões também são da Bububox e a Laura adora. Os bebés normalmente adoram mexer em papel e são muito estimulados visualmente. Existem várias brincadeiras que podem fazer com este género de cartões, podem escondê-los com um papel em frente para que eles levantem e descubram, e com crianças mais velhas, podem pedir-lhes que desenhem a mesma forma, por exemplo.

  • Cubo de atividades

Este cubo é da Imaginarium e é super giro, nós adoramos! É de silicone e ótimo para bebés pequeninos, porque também serve de mordedor. Tem várias texturas e cores, eu acho que é um brinquedo mesmo muito completo. O que mais gosto é que as formas estão presas e nunca se perdem, por isso, é sempre o cubo que opto por levar quando saímos de casa. Nesta semana, como tivemos que ir a uma consulta, foi o que levámos para a Laura brincar na sala de espera.

Atividade Sensorial

Já há muito tempo que queria experimentar fazer em casa um dos sacos sensoriais, as possibilidades são infinitas! É muito usado porque permite que os bebés explorem sem que seja perigoso. Além disso, é uma experiência sensorial  completamente nova para eles, mantém-os focados, acalma e relaxa, ao mesmo tempo que estimula!

O que precisam?

  1. Dois sacos de congelação com fecho
  2. Gel transparante (do cabelo)
  3. Formas diversas em papel esponja

Basta despejar o gel a 3/4, colocar as formas e se quiserem, podem juntar purpurinas, ou cores! Eu usei dois sacos para garantir que não saía o gel, mas certifiquem-se que o saco está bem selado, até podem usar fita-cola também. Brevemente, vou testar com materiais mais baby-friendly. De qualquer forma, o gel não saiu de forma alguma e devem vigiar esta atividade.