Continuamos com a nossa planificação semanal de atividades e, avaliando pelo sucesso que a primeira semana teve no nosso dia-a-dia, será para continuar! Na próxima semana vou começar a partilhar convosco a planificação completa.

Hoje foi dia de Caixa de Atividades!

Tema: Os Sons

  • Livro sons de instrumentos com abas para levantar
  • Xilofone, maraca, guizos
  • Caixa de animais “Na quinta do tio Manel”
  • Garrafas sensoriais

Leitura

O livro escolhido para hoje foi ideal para este tema! Os bebés adoram livros com janelas para abrir, este é basicamente todo assim. O objetivo é encontrar os instrumentos musicais e quando levantamos a aba, surge o som desse mesmo instrumento. A Laura nem sempre liga muito a livros, gosta de os folhear e ver algumas imagens, mas o mais interessante para ela é sempre manusear o livro e passar ao seguinte. Este prendeu-lhe a atenção por completo e fez com que desse umas valentes gargalhadas.

Escolham livros que contenham instrumentos, ou que falem sobre os diversos sons.

Lógica, aprendizagem, vocabulário

Escolhi apenas 3 instrumentos musicais diferentes para explorarmos, para que ela se foque em sons específicos, assim, podemos usar os restantes numa próxima caixa de atividades com o mesmo tema.

Ela adora o Xilofone, desde muito bebé, desta vez decidiu testar o som usando a maraca. Cantámos, dançámos e fizemos diferentes ritmos.

Um outro jogo muito divertido e que quase todas as crianças gostam é usarmos objetos para “ilustrar” uma música. Seleccionei alguns animais para cantarmos a música “Na quinta do Tio Manel”. Vamos cantando a música e vão surgindo os diferentes animais. Eles adoram o efeito surpresa! Depois podemos brincar com esses animais, podemos perguntar e imitar o som de cada um deles, ao mesmo tempo que vamos repetindo os seus nomes. Quando ela já estava mais cansada no final do dia, meti o vídeo da música na televisão e estivemos a dançar juntas.

Atividade Sensorial

Com o tema sons, as possibilidades de atividade sensorial são infinitas. Usem qualquer objeto que possam ter em casa e que faça som. Uma atividade simples e divertida é usarem garrafas (de preferência de plástico) e colocar diferentes objetos no seu interior, por exemplo, missangas, botões, massas, arroz, feijões, algodão, água…. A ideia é eles testarem e ouvirem os diferentes sons, percebendo que que alguns não imitem qualquer som.

  • Garrafa 1 – Massinhas
  • Garrafa 2 – Missangas coloridas (para estimular audição e visão)
  • Garrafa 3 – Pompons coloridos (audição, visão e tacto)
  • Garrafa 4 – Água, óleo para bebé e purpurinas

No final, podem deixá-los abrir as garrafas e manipular os objetos que estão lá dentro, treinando assim a motricidade fina. Obviamente, sendo objetos pequenos, requer a nossa supervisão. Nestas atividades costumo sentá-la na cadeira de refeição, assim evito que os objetos se espalhem pelo chão e ela os possa encontrar depois.

Xilofone – Imaginarium

Garrafas de plástico – DeBorla