Já vos contei tudo sobre a nova rotina cá em casa aqui. Queremos aproveitar ao máximo o tempo em casa e é mais fácil se as atividades estiverem programadas. Esta semana correu muito melhor, fizemos várias coisas giras e divertidas, eu estive muito mais focada na Laura e, por ter planeado minimamente os nossos dias, ganhei tempo para mim e para as restantes tarefas da casa.

Curiosos para espreitar a nossa Caixa de Atividades #2?

Tema: As Cores

  • Livros sobre as cores
  • Torre de argolas em madeira
  • Jogo de encaixe com moedas coloridas
  • Caixa de ovos com pauzinhos coloridos para trabalhar a motricidade fina
  • Material para pintar com tintas feitas em casa

Leitura

O que não faltam são livros sobre as cores, cá em casa existem alguns, mas se não tiverem nenhum, porque não ir a uma biblioteca e requisitar?

Eu costumo iniciar com a leitura, ou então terminar, depende do estado de espírito. Também podem guardar os livros da caixa de atividades para a hora de dormir.

Lógica, aprendizagem, vocabulário

Quase todos temos este brinquedo em casa e é ótimo para usarmos em varíadissimas atividades, por exemplo, cores, tamanhos, número, formas… Vai depender muito da idade!

Para a Laura, o meu único objetivo é que ela consiga colocar a argola, já que envolve alguma motricidade fina. Vou-lhe dizendo as cores de casa uma das argolas. Ela ontem já dizia “ota” para pedir outra.

Desta vez, optei também por incluir um brinquedo com som e música, apesar de já vos ter dito que são os brinquedos que menos existem das crianças. No entanto, eu adoro este, todos os miúdos que brincam cá em casa adoram, na verdade.

Motricidade fina – DIY

O melhor de tudo é que podemos usar muitos materiais do nosso dia a dia, basta alguma criatividade. Sem gastar muito dinheiro, podemos fazer jogos simples, e que eles vão adorar mais do que qualquer brinquedo, isso vos garanto! A atividade preferida da Laura foi este jogo de encaixe com uma caixa de ovos. Basta pintarem o fundo com as cores que quiserem e, com ajuda de uma faca, fazerem uma pequena ranhura. Depois podem usar pauzinhos de gelado coloridos. Este comprei já assim há muito tempo atrás quando precisei para um trabalho do Gui. Mas podem ser vocês a pintar em casa!

Guardem o jogo para mais utilizações!

Atividade sensorial

Como está muito frio, continuamos a optar por atividades sensoriais que possam ser feitas em casa. Desta vez, uma vez que o tema eram as cores, eu queria muito fazer uma atividade que envolvesse tintas. Mas a Laura só tem 14 meses e ainda leva as mãos à boca, para além de ainda ter pouco controlo motor. Quando vi a receita de tintas cadeiras, nem pensei duas vezes!

O que precisam?

  • 1 chávena de farinha
  • 1 chávena de sal
  • 1 chávena de água (pode ser morna para ser mais fácil misturar bem tudo).

Depois basta juntar corante alimentar, quando tiverem separado em diferentes recipientes. Também já me sugeriram usar corantes naturais (cenoura, beterraba,…) o que ainda é melhor!

A Laura começou por adorar, depois foi estranhando ver-se toda cheia de tinta. É uma explosão de sensações novas para eles e nós vamos, sem dúvida, repetir muitas vezes!

Gostaram?