O engasgamento é, possivelmente, o maior receio dos pais quando se fala de Baby Led Weaning. A maioria das pessoas acredita que oferecer sólidos, pode ser um risco para o bebé, uma vez que ele se pode engasgar com mais facilidade do que começando pelas tradicionais sopas ou papas.

Antes de mais, é importante referir que o engasgamento é algo extremamente raro num bebé, felizmente. Um bebé (ou mesmo uma criança ou adulto) pode engasgar-se com alimentos sólidos, com líquidos ou com outros objectos (brinquedos, por exemplo). O risco é praticamente o mesmo.

O que previne o engasgamento? Primeiro que tudo, seguir as regras de segurança (referi algumas aqui). Se o bebé está preparado para começar, depois dos 6 meses, então, o risco será muito reduzido, é preciso que os pais comecem a acreditar nisto. Obviamente, não vamos oferecer ao bebé alimentos que, pela sua forma ou textura, podem ser mais perigosos, como frutos secos, alimentos muito rijos ou que se desfragmentem com facilidade. Devemos iniciar por alimentos mais fáceis de manusear para o bebé, bem cozinhados e num formato apropriado. Depois, à medida que o bebé ganha destreza e vai aprendendo novas técnicas, devemos também oferecer outros tipos de alimentos, para que o bebé se familiarize com a maior parte dos alimentos que a família consome habitualmente. Sabe-se também que existe menor probabilidade de o bebé se engasgar com sólidos se começar por aprender a mastigar, em vez de apenas engolir, como acontece se oferecermos primeiro a comida triturada.

Eu só posso falar da minha experiência, portanto, este não é de todo um artigo científico, trata-se apenas de uma partilha do que fui aprendendo e, acima de tudo, observando na Laura. Os bebés sabem comer. Sabem mesmo! Quando os deixamos comer pela própria mão, e atenção que isto não inclui dar sopas e papas à colher e depois volta e meia um pedaço para a mão, eles sabem o que fazer, aprendem incrivelmente rápido e têm um instinto impressionante. A Laura nunca se engasgou, nem lá perto! Tem algumas vezes aquilo a que chamamos de Gag reflex, ou seja, um reflexo inato ao bebé que o ajuda a prevenir o engasgamento. O que acontece é uma espécie de vómito que pode ser ligeiro ou mais intenso e demorado, que permite ao bebé trazer a comida para fora, evitando engasgar-se. Este gag reflex não é engasgar! Quando o bebé faz isso, não está a sufocar ou em dificuldade!

O que não deve fazer nessas situações? 

Se o adulto que assiste a esse momento julga que o bebé está engasgado e entra em pânico, então sim pode ser perigoso! Nunca devemos afligir o bebé, gritar, pegar ao colo violentamente e, acima de tudo, NUNCA DEVEMOS INSERIR OS DEDOS NA BOCA DO BEBÉ.

O que devemos fazer? 

  • Manter a calma
  • Esperar e observar o comportamento do bebé
  • Quando ele resolve, devemos sorrir e mostrar que está tudo bem

Aquilo que tenho notado é que muita gente não sabe exatamente o que significa Baby led weaning. BLW não significa oferecer sólidos ao bebé. Ou seja, dar comida à colher e depois deixá-lo provar sólidos, ou oferecer esporadicamente (ou até mesmo sempre) uns palitos de comida, isto não é BLW! O baby led weaning significa que é o bebé quem guia o desmame, o bebé comanda, o bebé senta-se à mesa connosco e é incluído na refeição da família, prova alimentos, pode retirar comida do prato dos pais, vai-se alimentando por ele próprio. Ou seja, não existe a interferência de ninguém, não se oferece comida à boca, não se insiste para que coma mais, não se medem todas as quantidades. Podem ler mais sobre BLW aqui, a Leonor fez uma boa descrição do que consiste esta forma de alimentação. Sei que isto não é fácil se, por exemplo, o bebé está numa creche. Nesse caso, muitas vezes o bebé come com a colher na creche e depois em casa os pais fazem BLW, mas é importante compreender que, na realidade, já não poderemos chamar a isso Baby led weaning. Pelo que tenho observado, a maioria dos casos de engasgamento, ou pelo menos aquilo que os pais consideram que foi um engasgamento, surgem num contexto “misto”, ou seja, o bebé começa por comer sopa, e de um momento para o outro depara-se com um sólido. Obviamente, o bebé pode levar mais tempo a saber dominar esse alimento, uma vez que está habituado a engolir de imediato aquilo que lhe colocam da boca. Poderá levar mais tempo, mas será igualmente capaz se o deixarem, desde sempre, treinar essa capacidade.

Qualquer pai ou cuidador interessado em praticar BLW, deve informar-se mesmo muito! Ler tudo, saber o máximo possível, conversar com outros pais, ver alguns vídeos, esclarecer todas as dúvidas. Para mim, uma das coisas mais importantes é acreditar naquilo que vamos fazer, e confiar. Como pais, vamos estar sempre preocupados em fazer o melhor, em garantir que nada de errado acontece. Também tivemos receio que ela se engasgasse, mas estávamos tão confiantes e seguros, que não havia como hesitar. Talvez tenhamos tido apenas sorte, mas a verdade é que não tivemos qualquer susto, e é um prazer ver a Laura comer.

Apesar disso, defendo que todos os pais devem saber como agir caso o bebé se engasgue, praticando a manobra de Heimlich.

Um bebé engasgado, não emite qualquer som, não tosse, fica apenas num tom azul e sem conseguir respirar. Não confundir com tosse, ou espécie de vómito que permite apenas o bebé controlar o que pode engolir.

Espero ter esclarecido todos os que me têm enviado mensagens sobre este assunto, sintam-se à vontade para colocar mais dúvidas!

Vê o que já escrevi sobre Baby Led Weaning:

Como começar

Quais os alimentos?