Uma mãe disse-me “nunca deixei o meu filho dormir ao colo desde que nasceu, sempre adormeceu sozinho, e sempre dormiu no seu próprio quarto!”
Não julguei, aviso já. E não julgo, porque cada um sabe o que faz. Mas senti mesmo muita pena. Claro que pela criança. Mas também tive muita pena da mãe.
Pena que nunca tenha saboreado ter um bebé acabado de nascer a adormecer no colo.
Que nunca tenha sentido o prazer de os ver ceder nos nossos braços, de os olhar consolados enquanto descansam no nosso peito.
Tenho pena que não conheçam o ar de felicidade que um bebé tem quando dorme no nosso colo.
Que não conheçam de cor o compasso da sua respiração.
Que não vejam as mãozinhas pousadas no peito e a boquinha aberta.
Que não sintam o calor na cama de uma conchinha perfeita.
Tenho pena que não conheçam a sensação de paz que transmite.
Tenho mesmo pena que esta mãe nunca venha a saber o que é dormir com um filho nos braços.
Que esta mãe nunca vá poder viver isso, que tenha desperdiçado a oportunidade que a vida lhe deu de aproveitar ao máximo o seu filho. Só temos uma oportunidade com cada um dos nossos filhos. Eles não dormem no nosso colo para sempre. Pelo contrário, passa rápido e, em breve, dormirão longe de nós para sempre.
Se já estive cansada de noite? Tantas vezes. Se já desesperei depois de várias noites seguidas sem dormir? Muito. Mas nunca me arrependi do colo. Nunca pensei que queria que eles adormecessem sozinhos. É uma benção que a vida me deu. Sou eternamente agradecida por isso, porque vou guardar para sempre as imagens deles a dormirem no meu colo. Vou recordar para sempre as mãos dadas, a partilha da cama, do colo, do amor. Nunca me vou cansar disto. Já tenho saudades de adormecer o meu filho mais velho no meu peito e não tenho pressa que ele me diga que quer adormecer sozinho.
Porque nunca queria desperdiçar esta oportunidade de viver tudo isto. De viver aquilo que nunca mais se irá repetir.
Por isso, quando ouvi aquelas palavras, tive pena que ela nunca venha a saber.
2018-01-18 at 21:28
Acabadinha de sair de uma sesta de 3 horas no colo, com o meu príncipe de 7 meses. Não há nada melhor neste mundo
2018-01-18 at 23:29
A minha Maria de quase 6meses adormece todos os dias no meu colo e a mamar… É o nosso momento… Amo
2018-01-19 at 07:08
Desde que o meu filho nasceu que eu e o meu marido decidimos que se eu quisesse, poderia ficar em casa e dedicar-me a cuidar dele e a protegê-lo neste seu primeiro ano de vida. Para ele é óptimo, e não somos grandes fãs de berçários e afins m idades tão tenra. E assim o fiz. Está com 16 meses e aos 15 começou a ir para a ama. Eu vou voltar ao trabalho. A coisa que mais oiço é que “o habituei mal”, que “está demasiado mimado”, que “dei demasiado colo”. Eu pergunto-me: desde quando é que amor é demais? É verdade que ele adora colinho, mas é um bebé. Não há nada mais lindo que ter o nosso bebé a dormir ao nosso colo e ver sua expressão serena, de quem se sente seguro, feliz e amado ❤
2018-01-21 at 12:29
Nao ha colo a mais, nao ha mimo a mais nada de amor que possamos dar aos nossos bebes e demais. Também ouço cosntantemente que habituei mal os meus, muito colo, muito mimo. É pena que passe tao depressa.Falta e colo é que prejudica faz mal .
2018-01-19 at 08:46
A coisa mais compensadora neste preciso momento é minha bebé de 10 meses adormecer ao colo.. assim que chego do trabalho a primeira coisa que pretendo fazer é pegar lhe ao colo e sentir o seu calor , sentir o miminho depois de 2 filhos já grandes esta ( pipoquinha doce) veio mudar o meu mundo, tudo é diferente mas sempre dei colo a todos e vou continuar a dar colo , adoro quando eles adormecem ao meu colo, revejo tudo o que foi dito no depoimento …
Aproveitem pois os filhos crescem rápido e nem tempo temos para saborear as coisas boas que a vida nos dá….
2018-01-19 at 09:46
Estas palavras poderiam ter sido escritas por mim 🙂 Penso o mesmo.
2018-01-19 at 13:21
Se há coisa boa nas nossas vidas são os nossos filhos. Eu sou mãe do Gonçalo de 6 anos e da Inês de 11 meses. Os meus queridos filhos ñ gostam de adormecer ao colo nem mesmo qdo estão doentes mas adoram ficar deitados com os meus braços em volta dos seus corpos, ali bem juntinhos, a sentir o Amor q nos une fluir! É tão bom…
2018-01-19 at 13:54
Das melhores sensações do mundo depois de carregar 9 meses dentro de nós. Ter no nosso colo . Sentir o cheiro de bebés. É mesmo bom dar colo.❤️
2018-01-19 at 18:37
Eu, Mãe de 5 filhos, vivi intensamente esse prazer sublime de vê-los fechar lentamente os olhinhos no meu colo e pousá-los suavemente na caminha…Essa mãe não o aproveitou verdadeiramente !
2018-01-19 at 19:16
Meu deus,se calhar nem queria ser mãe e lá teve se o ser…o meu com quase 4anos adormece todos os dias ao meu colo e eu assim que adormece fico ali a observa-lo o com saudades de quando era bebe de como cresceu e a pensar que mais ano menos ano estes momentos vãoacabar acabar colo e amor nunca são de mais…pobre mãe que não sabe o que é sentir o quentinho e o cheiro do seu bebe aninhado no seu peitinho
2018-01-20 at 00:07
Consigo compreender esse sentimento. Porém, o meu conceito de dar colo é diferente e a minha filha sempre adormeceu sozinha. Não sem antes estar nos meus braços, nos meus carinhos, podendo igualmente sentir o seu cheiro, a sua respiração. Muita cumplicidade também se partilha assim…
2018-01-20 at 23:15
E pior ainda, é crianças por falta de colo/conforto em bebés, fazerem chamadas de atenção ou até agressivos uns anos após.. Colo não é só prazer, é receber informação tátil importante ao desenvolvimento da criança. É uma das bases da aprendizagem da criança, ter o sistema sensorial tátil íntegro, daí o bebé procurá-lo muito… (E só não o faz se tiver uma alteração sensorial que em demasia também necessita ser tratado…)
2018-01-21 at 20:23
A minha Maria está a fazer 19 meses e já perdi a conta aos meses que ela dorme na nossa cama. Começou por ser devido ao excesso de cansaço – acordar de noite para lhe dar mama já era tortura e a partir do momento em que quase caí com ela ao colo ao tira-la do berço decidi q ela iria dormir ao meu lado. “Que mau hábito” – dizem muitos. Não estou preocupada. Ela adora, eu adoro e a maminha está sempre à mão. E a cumplicidade … Não dá para explicar!!
2018-01-22 at 19:23
Dei muito colo aos filhos (ainda dou) e agora dou aos netos…é tão bom!
2018-01-23 at 00:28
Tenho um menino com 6 anos a caminho dos 7 e, tenho agora um bebezinho com 2 meses e tanto a um como a outro sempre lhes dei colo para eles adormecer. Não há coisa melhor do que estes momentos. Agora mesmo enquanto escrevo este pequeno texto, tenho o meu bebé a dormir no meu colo ❤ O MELHOR DO MUNDO!!
2019-11-28 at 16:57
Eu tenho 2 filhas uma de 14anos dei lhe colo até aos 6 até k engravidei e durmiu comigo até k irmã nasceu. A minha filha mais nova tem 7anos ainda dorme comigo pego nela ao colo na mesma e qual o problema de elas serem mimadas digam me? É bom sim ser mãe é bom ser feliz o melhor é aproveitar o tempo que passa.