No início do blog, esta era uma das rubricas que eu tinha em mente (Podem ver mais aqui). A ideia era partilhar algumas das refeições cá em casa. Com o tempo, deixei de o fazer, acima de tudo porque este nunca foi um blog de receitas (sou mesmo uma naba na cozinha).
Tenho recebido mesmo muitas mensagens a pedir dicas sobre refeições e mais informações sobre blw. Informações reais, de pais reais que fazem de facto isto em casa. Uma coisa é sabermos como se faz, outra é na prática…e nem sempre é fácil! O blw veio descomplicar a nossa vida, acreditem. Acaba por ser mais simples não ter que estar a fazer sopas diariamente e estar um de nós e dar-lhe à boca. O mais complicado é adaptar a nossa refeição, isto porque a Laura ainda não come ovo.
Aqui ficam alguns pratos das últimas semanas, os acompanhamentos nem sempre aparecem porque são sempre ou legumes em palitos e rodelas (cozidos, assados ou grelhados), ou saladas cruas, ou fruta. Vou tentar fazer esta partilha mais assiduamente.
2017-06-14 at 13:01
Olá mãe, obrigada pela partilha destes menus tão giros! A minha filha tem 8 meses e não optámos pelo blw por falta de informação, e receio consequente dessa falta de informação. Simplesmente não tive a disponibilidade para me instruir ao maximo sobre isso, e não me quis aventurar sem ter o maximo de informação. Mas com 8 meses já passados e notando a vontade imensa que ela tem de comer com as mãos, ando agora, a medo, a dar-lhe alimentos cortados para petiscar. O que aconselha para os 8 meses de idade? Reparei que a Laura já come massa, deu-lha desde sempre? Obrigada e beijinhos, Margarida
2017-06-14 at 13:07
Olá Margarida ☺️ obrigada pelo comentário! Com 8 meses, acho uma óptima fase para começar a introduzir os sólidos. Mesmo não optando por BLW desde o início, a maioria dos pediatras já recomenda os sólidos aos 8 meses, há uma janela fantástica de oportunidade agora, que depois poderá ser tarde. Os bebés nessa idade estão muito mais predispostos a experimentar sabores e texturas novas, e será muito mais fácil comer de forma saudável se começar já. Com 8 meses pode dar praticamente tudo 🙂 a Laura come tudo, excepto ovo (e açúcar, sal, fritos, processados, etc), mas comida saudável vai tudo. Massa pode sim dar sem problema, não havendo intolerância ao glúten não vejo motivo para não oferecer :). Vá perdendo o medo aos poucos e aventure-se, cozinhar pratos fáceis para ela, arroz com carne ou peixe, purés de legumes, massa com carne ou peixe, vários legumes assados ou cozidos, pode fazer estufados simples, pode usar quinoa e Aveia para variar, enfim 🙂 um mundo de opções! Força
2017-06-18 at 20:37
Olá,
O meu filho tem agora 9 meses e também já faço blw. Comecei pelas sopas, aos 6 meses e uns dias, mas com pouco sucesso, após 1mês e meio comecei a dar os alimentos cozidos em tiras. Neste momento já come quase tudo. Também comecei com algum receio, mas ele aceitou tão bem!!
Ainda tenho dúvidas, como por exemplo o ovo e frutos tropicais e tipos de peixe que se deve ou não dar, mas aos poucos vou arriscando. Já dei gema de ovo, apenas uma vez. Adorou.
Penso que o nosso receio está muito ligado aos estigmas da sociedade, por causa das alergias, engasgamento, etc etc.
Dúvida: quando fazes os alimentos grelhados, por vezes ficam partes queimadas, retiras essas partes?
Obrigada pelo post! Inspirou-me mais um pouco!
2017-06-21 at 21:41
Olá Laura 🙂 obrigada pelo comentário! Eu também acho que os nossos medos estão muito relacionados com a nossa sociedade, com aquilo que fomos ouvindo ao longo dos anos. Aquilo que tenho lido cada vez mais é que se devem dar os alimentos potencialmente alergenicos o mais cedo possível (desde que depois dos 6 claro). Muitos pediatras já começam a recomendar a introdução precoce dos frutos vermelhos, frutos secos e ovo. A única coisa que devemos evitar, pelo menos segundo o que tenho lido sobre BLW é o marisco, os alimentos mal cozinhados, a nabiça e espinafres. Depois o resto é ir gerindo de acordo com o nosso bebe :). Também tenho vindo a perder medos, esta semana dei à Laura manteiga de caju 🙂 ela adorou! Respondendo à tua pergunta, sim, costumo tirar se está demasiado queimado, mas se for só aquele preto jornal de alimento grelhado, não tiro :). Beijinho