Há quase 5 anos, na primeira noite que fiquei sozinha com o nosso filho, liguei-te às 2h da manhã porque não conseguia que ele arrotasse depois de mamar. Eras sempre tu que fazias isso. Tu já tinhas mudado tantas fraldas, eu aprendi contigo, mesmo que depois me tenha armado em esperta e te tenha dado dicas “melhores”. Tu não tiveste medo de pegar no nosso filho no primeiro banho que lhe demos. Tu achaste sempre que eu era a melhor, nunca duvidaste de mim, mesmo quando eu estava sem saber para onde me virar. Achas sempre que eu posso estar cansada, por isso, cozinhas, adiantas o meu almoço para o dia seguinte, quem é que faz isso, a sério? Às vezes ouço histórias de noites mal dormidas em que os pais dormem como pedras e eu não consigo lembrar-me de uma única em que não tenhas estado acordado. Estamos sempre a ultrapassar juntos fases menos boas, fazemos turnos, tu aturas os meios devaneios noturnos quando digo que estou farta e cansada. Tu dormes agarrado aos nossos filhos, quase todas as noites e isso basta-me. Os nossos filhos não sabem o que significa isso de só quererem a mãe ou o pai, eles vão mudando, umas vezes sou eu, outras tu e eu acho que isso nos prova que somos uma equipa incrível.

Hoje é só um dia. Não é propriamente o teu dia, esses são todos, mas é um dia em que temos uma desculpa para celebrar e tu mereces tudo isto e muito mais.

Todo este piquenique maravilhoso foi pela mão da talentosa B-my Inspiration

Já o disse mais vezes, gosto de celebrar este dia, porque sinto que mereces que todos estes dias do pai, desde que que tornaste num, compensem todos os que não viveste enquanto filho. Chocou-me quando li algures que não conhecer o pai é uma história quase banal, igual a tantas outras. Talvez a tua seja realmente uma história entre muitas, mas eu admiro-te todos os dias pelo pai que és, acima de tudo por não teres um modelo a seguir. Somos confrontados muitas vezes com a frase “mãe é mãe” e cruzamos sempre olhar, porque ambos sabemos que na nossa casa isso não se usa. Pai é pai e o teu papel é insubstituível (e tu sabes disto quando eles chamam por ti a meio da noite, quando é ao teu lado que escolhem adormecer, quando é a ti que chamam tantas vezes quando precisam de alguma coisa). Todos os pais deviam ser “o melhor pai do mundo” hoje então são muitos, mas caraças, tu és mesmo o melhor!