O Gui andou super entusiasmado com a festa de aniversário da Laura durante semanas. Perguntava quando era, qual o tema, quis ajudar a escolher algumas decorações e deu sugestões. Ele adora a irmã, agora sim posso afirmar sem qualquer dúvida. Já não é apenas uma bebé que apareceu na nossa vida e que todos lhe dizem que é a mana dele e que ele vai gostar dela. Ele agora gosta mesmo. Não a larga, protege-a, não aguenta estar longe dela, se é,a estiver a dormir já não sossega até a acordar para brincar e apanho-os aos beijinhos e abraços a toda a hora.
Mas, isso não invalida que não surjam ciúmes, fazem parte, são naturais, e somos nós, enquanto pais e adultos, que devemos ajudá-los a gerir este sentimento. Uma das primeiras regras é que nunca lhes reforçar essa ideia, eles nem sequer sabem o que significa ter ciúmes, não vale a pena usar constantemente a palavra, muito menos ralhar ou reprimir. Eles vão é, por vezes, sentir alguma frustração, porque ainda são ambos bebés e querem toda a atenção para eles…normalíssimo!
Para uma criança de 3 anos, pode ser complicado gerir uma festa de um irmão, especialmente sendo a primeira vez que isso vai acontecer. Até aqui, as festas tinham sido todas apenas dele, por isso, é natural que seja algo novo e que tenha que aprender a gerir.
Tive alguns receios, não queria que ele se sentisse de lado, o que faria com que tentasse chamar a atenção no dia, muitas vezes da forma errada, o que é natural. Mas não, cordeu maravilhosamente bem, foi um miúdo incrível, como só ele sabe ser, estava nitidamente feliz, assumiu o seu papel de mano crescido cheio de orgulho e nós ficámos de coração ainda mais cheio.
Deixo algumas dicas que eu acho que fizeram toda a diferença:
- Envolver o irmão o mais possível nos preparativos da festa e deixá-lo tomar algumas das decisões
- Mostrar fotografias do 1º aniversário dele e explicar como foi
- Saber se ele vai receber alguma prendinha. Antes de ter dois filhos eu achava que isto não fazia muito sentido, que cada um teria o seu dia e pronto. Mas, mais uma vez, isso caiu-me em cima, porque nisto da maternidade bem que podemos falar e falar, mas só depois de passarmos pela situação é que entendemos. Para nós, foi importante que o Gui recebesse alguns mimos, não precisam ser extravagâncias, basta algo que ele possa desembrulhar também
- Expliquei que ele ia receber prendas por ser um irmão mais velho espectacular, o melhor do mundo (ele ficou tão babado e orgulhoso)
- No dia da festa cantámos todos os parabéns ao Gui. Porque a mana fez 1 ano…mas ele também fez um ano de irmão mais velho!
Fiquei de coração cheio de ver o Gui tão feliz na festa da irmã, é mesmo o melhor irmão mais velho do mundo. Se um dia ele ler isto, saberá que neste dia ele nos encheu de um orgulho sem fim. E na verdade, este primeiro aninho da Laura é também de todos nós, somos 4 e estamos todos de parabéns.
Comentar