Adoro que ela se consiga expressar tão bem, e não me refiro ao facto de já saber falar, mas sim de conseguir mostrar o que sente. Adoro, porque mostra que se sente confiante para exprimir o que quer, aquilo que gosta e não gosta, e isso é muito importante.

Um dia destes, estava no banho e não queria sair, dei-lhe tempo, expliquei que a água estava a ficar fria, que tínhamos que terminar o jantar, que o pai estava quase a chegar, ela ouvia as minhas explicações uma por uma, sem dizer nada. No final disse “gosto ti não”. Costumamos dizer uma à outra “goto de ti”. E apesar de ser algo negativo desta vez, fez-me sorrir. Pela forma amorosa com que ela o disse, e acima de tudo, porque conseguiu mostrar que estava zangada, mas com palavras.

Hoje, depois da aula de natação com o Playgroup, sem eu lhe perguntar nada, ela agarrou na minha cara com as duas mãos e disse “gotei da piscina mãe”. Assim, como uma menina crescida.

E é nesses momentos que eu agradeço tanto estar com ela. Poder ouvir, saber o que ela já consegue dizer, porque sei que são apenas pequenas coisas, tão pequenas que jamais alguém me contaria no final de um dia de creche. Mas eu ouvi, e eu sei que ela gostou da piscina. Saberia por todas as risadas que deu, pela euforia com que chegou de manhã, pelo ar feliz, pelos braços e pernas a bater na água, pelos mergulhos… mas assim, soube-o pelas palavras dela. E isso é tão bom.