Ainda sobre o verão (este tempo que não estica e não me deixa escrever mais), e algumas brincadeiras fáceis, divertidas e que, acima de tudo, estimulam tanto a criatividade deles, enquanto lhes permite adquirir novo vocabulário e treinar capacidades. 

Elementos na Natureza

A Natureza dá-nos os materiais mais bonitos e estas atividades são a prova de que não são precisos muitos brinquedos, podemos e devemos tentar usar materiais à nossa disposição, seja em casa, seja na natureza em geral. A melhor parte de tudo isso é que podemos usar as diferentes estações do ano e, e assim obter diferentes materiais. É importante adequar as brincadeiras à estação do ano, porque tudo isso os ajuda a compreender melhor o mundo e alguns conceitos do dia a dia. É com atividades assim que eles aprendem palavras novas, é muito mais fácil compreendermos um conceito, quando ele está contextualizado e quando faz sentido. 

Mesa Sensorial

Fomos dar um passeio pelo parque e apanhámos várias folhas das diferentes árvores que encontrámos! Eles normalmente gostam muito de coleccionar tesouros. Depois basta criarem um espaço para trabalhar esses materiais da forma que quiserem. Podem fazer uma espécie de herbário, catalogar cada folha, descobrir a que árvore pertence e guardar (ficam secas e podem manter assim). 

Eu deixei também aguarelas e pasteis e eles quiseram logo pintar as conchas. Somos muito fãs de os deixar pintar objetos diferentes (porque haviam de pintar sempre nas folhas?) e eles parecem sempre gostar mais e ficam concentrados e empenhados. 

As conchas ficaram tão lindas, estão guardadas para atividades futuras e só as retirei do alcance no final do verão. 

Livros

Inventário de Flores e Inventário de Àrvores

A mesa é a FLISAT do Ikea.

Aguarelas da Tiger