Balanço de 2015

Foi um ano pequeno. Pode ter tido exatamente o mesmo número de dias, mas cada vez os anos me parecem mais curtos, os meses passam mais rápido e existem dias que nem dou por eles.

Começámos o ano passado os três juntos, demos um passo para um ano que saberíamos que seria cheio de surpresas. Comecei este blogue e estava longe de saber que chegaria tão longe. O Gui aprendeu a desenhar balões num quadro de giz e a falar cada dia mais. Fomos passear e ele comeu pizza pela primeira vez. Pouco depois ficou doente e fizemos panquecas em forma de boneco para o animar. Mal eu sabia que não voltaria a ficar doente o resto do ano.  Começámos a nossa tradição de comer bananas no mercado nos sábados de manhã e fomos ser felizes no museu do brincar. Mascarámos o Gui de Mickey e ele não gostou do carnaval. Fomos jantar sem ele e foi o último gin que bebi. Logo depois soubemos que a nossa família iria aumentar e foi um dos dias mais felizes do ano. Fizemos muitas receitas novas e saudáveis, o Gui aprendeu a descascar amendoins e a brincar com carros e pistas, nasceu uma enorme paixão pelo comboio Thomas que dura até hoje. Pintámos com aguarelas e tintas. Vimos o nosso bebé pela primeira vez com apenas 5mm e o Gui disse que parecia um balão. Festejámos o dia do pai na piscina e com um brunch enorme. O Gui foi visitar o quartel de bombeiros e a minha barriga começou a crescer. Andou de carrossel pela primeira vez e não sorriu. Soubemos que o novo membro da família era a Laura. O Gui fez dois anos. Nesse dia eu e o pai cantámos os parabéns com uma vela num queque e ele quase chorou de emoção. Preparámos uma festa cheia de cores, amigos e família. Fizemos um bolo para a creche. Cantámos os parabéns tantas vezes. Ele estava tão crescido e feliz. Andou de comboio pela primeira vez e fomos ver os elétricos ao Porto. Visitámos uma quinta pedagógica, o Gui começou a falar pelos cotovelos e eu a ficar radiante com a minha barriga enorme. Fiz um bolo de chocolate e celebrei os 29 anos com os meus filhos e amigos mais próximos. Chegaram os primeiros dias de sol e fomos a praia brincar na areia, ele riu-se muito. A mota e a bicicleta passaram a ser as melhores amigas do Gui. Passeámos muito. Andámos de escorrega, saltámos em insufláveis  e jogámos a bola na praia. Fomos passar 3 maravilhosos dias ao Alentejo, o Gui brincou muito, fez algumas birras, eu apaixonei-me cada dia mais pela minha barriga, pela minha filha. O Gui começou a perguntar pela mana e a fazer-me mimos. A avó cortou o cabelo do Gui tão curto e ele parecia tão crescido e cada dia mais giro. Ouvi a melhor gargalhada dele enquanto o empurrava num baloiço. Fomos ao zoo e ele nunca mais se esqueceu do gorila a comer cenouras. A praia passou a ser o nosso sítio preferido, foi um verão perfeito. O Gui adorou a casa das férias, eu  nunca me senti tão cansada, mas a adorar estar grávida no verão. Fomos à piscina e ele quase nadou sozinho. Deitei-o várias vezes à noite sem saber como ele aguentava os dias, sempre a correr e a brincar. Fomos ao oceanário e ele adorou as raias. Comeu um corneto de morango pela primeira vez e só de ver a cara dele valeu a pena. Tirámos fotos vestidos de igual e fomos os 4 celebrar 2 anos de casamento enquanto comíamos sushi. Passámos um fim de semana fora e o Gui disse que eu era linda. Desisti do trabalho para ficar em casa com a Laura. As minhas amigas organizaram-me o melhor babyshower do mundo, num dia perfeito, e eu soube que a Laura estava quase a chegar. Preparei as roupas dela, a cama dela, a mala da maternidade. Fizemos um curso muito especial que mudou as nossas vidas. Tomámos decisões importantes em conjunto. Esperámos pela Laura. O dia do parto foi tudo o que sonhámos. Senti o cheiro da minha filha e o peso dela no meu peito e desde então nunca nos largámos. Fui mãe pela segunda vez. Sou mãe de dois. Nunca estive tão cansada, nem tão feliz, nem tão confusa. Vi pela primeira vez os meus dois filhos juntos e nunca pensei que fosse possível sentir tanto amor. Adorei cada “primeiro”, o primeiro banho da Laura, o primeiro passeio, o primeiro sorriso. Passámos o primeiro natal a 4. Vi a Laura rir muito para o irmão. Aprendi e estou a aprender tanto com eles.

2016 resume-se numa palavra. Quatro.

Somos 4 agora. Somos uma família melhor e mais completa.