Ainda, obrigada.
A minha filha nunca deixou de mamar, por isso, ainda tenho leite. É incrível, certo? 19 meses a produzir um leite especial, único, só dela, feito com tudo o que ela precisa, ela especificamente, não outro bebé. 19 meses de um leite sem imitação possível, um leite que só existe porque ela existe também. Um leite que eu produzo, porque ela precisa, porque ela pede, porque ela mama, porque ela quer, porque é dela, nosso.
Tem 19 meses e ainda bebe leite, o que não é estranho, considerando que a maioria das pessoas defende o leite de vaca pela vida fora. Mas este que é o meu leite, o único produzido explicitamente para bebés, causa estranheza. Ela bebe leite, sim. Porque ainda precisa. Mas também mama por muitas mais razões, conforto, consolo, porque caiu e precisa de mimo, porque levou uma vacina, porque está doente, porque está cansada, porque está com sono, porque chegou a um sítio cheio de gente estranha, porque está envergonhada, porque está agitada, porque precisa, porque lhe apetece.
Hoje, preferia que a minha filha mamar com 19 meses não fosse sequer motivo de admiração. Mas já que o foi, em vez de me perguntar se eu ainda tenho leite, ou se isto é só vício, teria sido tão melhor ouvir um “parabéns por continuar a oferecer o melhor leite à sua filha”.
Fala-se muito do fundamentalismo de quem amamenta, fala-se muito de quem fica magoado quando se afirma que não há leite igual. Mas não se fala disto, da pressão que existe para quem consegue e quer amamentar.
Amamentar pode ser uma escolha, pode não resultar, não nos define enquanto mães e jamais quantifica o amor que temos pelos filhos.
Mas não há leite igual. E, hoje, é um acto de coragem!
Ainda tenho leite. E, sim, é um vício, porque as cosias boas viciam. E nós estamos as duas viciadas neste amor.
2018-05-29 at 20:45
Por aqui acabámos de fazer os 12 meses e com muita maminha também. Felizmente ainda não ouvi esse tipo de comentários mas é verdade tudo o que diz.
Parabéns! Espero também chegar lá.
2018-05-29 at 21:43
Parabéns! Quero muito conseguir la chegar!
Infelizmente, também ja ouvi esses comentários e a minha filha tem apenas 6 meses.
2018-05-29 at 22:50
3 anos de muita maminha e é para ser até ele querer
Que nos importa o que os outros falam
Nada mesmo nada
2018-05-29 at 23:01
4 anos com muito orgulho, a melhor sensação que podia ter, a sensação do dever cumprido… Da partilha não só do leite mas de um amor que crescia em cada mamada, e que 3 anos depois de deixar de mamar continua a crescer com muita cumplicidade. Perguntaram me muitas vezes se ainda tinha leite… Diziam com toda a sabedoria que aquele leite até já estava a fazer mal à minha filha, inclusive chegaram a perguntar à minha filha se ainda mamava.. Se não tinha vergonha de mamar com aquela idade (4 aninhos) ..
Mas resolvi não ligar porque eu não dava só leite… Dava amor!
2018-05-30 at 06:46
Olá 🙂 Aqui por casa já são 27 meses… O primeiro foi até aos 11 meses com muitas idas ao colégio para o amamentar.
Já o segundo, por escolha, ficamos por casa…. Sem creches, sem educadora… A aguardar os três anos para o Jardim de Infância.
Eu e ele 🙂 uma ligação transcendental.
“Mamia, mamã” É a frase mais fofa de se ouvir 🙂
Confesso que já não o amamento em locais publicos… Só o olhar reprovativo incomoda
Dentro de casa é o paraíso.
Dou o melhor de mim e sei que ele é feliz!
2018-05-30 at 08:12
O meu filhote tem 3 anos e 2 meses e ainda mama como se tivesse pouco tempo e super viciado e a noite inclusive acorda algumas vezes pra mamar e o que me custa mais… Mas tudo ade passar … Beijinhos a todas..
2018-05-30 at 14:18
Com muita pena minha tive de deixar de amamentar quando o meu menino tinha 18meses…fiquei doente e estive internada 9 dias no hospital! Durante esses terríveis dias de internamento, o que mais me doía não era as vezes que me picavam os braços para retirar sangue ou as dores no corpo provocadas pela febre alta…o que mais me doía e fazia chorar era pensar que o meu filho de apenas 18 meses pedia maninha à minha mãe que veio tomar conta dele e que já não podia ter mais aquele nosso momento tão nosso e tão mas tão bom! Ainda hoje, com 27 meses o meu menino vem dar beijinhos nas minhas maminhas e diz que são dele! Quem me dera ter podido dar mama mais tempo!!
2018-05-30 at 20:00
19 meses quase 20 de muita maminha ainda em LD… e sim também me perguntam se ainda tenho leite… e mais quanto tempo vou dar de mamar… como se tivessem algo a ver com o assunto… percebo completamente o que sente…. gostava que me dissessem ainda bem que ainda amamenta…. principalmente porque a minha S é APVL e outras fontes de leite animal fazem-lhe imenso mal… por isso não são alternativa… vamos rumo aos 24 meses para depois podermos tranquilamente introduzir produtos vegetais como iogurtes e a longo prazo quando o desmame natural surgir num futuro que espero ainda à distância poder optar pelas alternativas vegetais… Muita força neste percurso e faça ouvidos de pregador a quem lhe faz esses comentários.
2018-05-31 at 16:25
Segundo a OMS a alimentação com leite materno deve acontecer até aos 2 anos em complemento com os outros alimentos que se foram introduzindo. A estranheza da sociedade prende-se com o facto de nem todas as mães conseguirem ou quererem amamentar até mais tarde. A minha filha tem 13 meses, não conhece outro leite e adora. Eu enquanto tiver e ela quiser, amamentarei e farei ouvidos moucos a quem comentar. Eu própria fui amamentada até aos 2 anos e sempre fui saudável. Este momento só nosso, é de uma partilha inexplicável.
2018-06-02 at 21:33
O meu filho, não tarda, irá fazer 3 anos e ainda mama. Também passo pela mesma pressão… Concordo com o que escreveste!
2018-06-04 at 22:22
14 meses e ainda mama. Irá continuar até eu não ter, até ele não querer. Enquanto houver e ele quiser irei continuar a amamentar. Vicio, conforto, alimento, cura de choro, sono… e o mais importante, uma ligação indescritível que nos une enquanto olhamos um para o outro nesse momento. Cria Cumplicidade. Quando vai deixar de mamar? Um dia destes sem pressa nem pressão