Durante o mês de junho, fizemos muitas atividades relacionadas com o oceano, o verão e a praia. Em vez da já habitual caixa de atividades, desta vez vou partilhar apenas as diferentes atividades que fizemos, assim como os brinquedos e livros que utilizámos.
Oceano com Plasticina Caseira
Adoro brincar com plasticina, é tão versátil, permite fazer imensas atividades diferentes e, normalmente, as crianças adoram.
Receita para plasticina caseira aqui
Eu fiz esta azul usando tintas e purpurinas, por isso, NÃO É COMESTÍVEL NEM SEGURA PARA LEVAR À BOCA. A Laura brinca com supervisão e, para já, nunca meteu na boca, mas fiquem atentos quando são menores de 3 anos. Com a prática vão conseguindo melhorar a receita, eu já faço a olho. A magia de fazermos plasticina em casa é que podemos mudar as cores e utilizar vários materiais: purpurinas, areia, flores,… Ficam ainda mais estimulantes para eles.
Para fazerem o vosso oceano, preparem um tabuleiro com plasticina e diversos materiais como conchas, búzios, pedrinhas, areia, animais do mar, estrelas do mar, algas… fica ao vosso critério. Depois deixem que a criança explore e invente sozinha, vão-se supreender! Esta atividade costuma deixá-los entretidos por muito tempo. Aqui em casa, adoraram os dois.
Oceano numa caixa
À semelhança do mundo jurássico, este mundo aquático foi um sucesso! Aproveitem para brincar na rua e deixá-los molharem-se à vontade!
Nota: a água tem 1 gota de corante alimentar azul
Brincar com plasticina e forminhas
Desde que nos ofereceram este conjunto da Play-Doh que queriámos experimentar com massa caseira. A baleia é a atração máxima, porque a plasticina sai em diferentes formatos. Se não tiverem formas de plasticina com este tema, usem as formas da praia!
Livros e brinquedos
Este brinquedo amoroso da Small Foot que podem encomendar online na Lazy Baby Studio complementou as nossas atividades sobre o oceano! Gostei dele porque é útil para os dois, tanto o Gui, como a Laura podem brincar, mesmo que com diferentes utilizações. Eu tento sempre comprar brinquedos que se adaptem a várias idades, fica a dica.
Trata-se de um jogo de memória e o Gui (4 anos) está na fase de adorar este género de jogo! São jogos muito importantes para o desenvolvimento cerebral, eles começam a ser capazes de decorar dois ou três pares desde muito cedo, eu já faço várias vezes essa atividade com a Laura, mas depois dos 3 anos, conseguem e devem treinar esta capacidade de associar e memorizar!
Mas para além do objetivo principal do jogo, podemos dar-lhes muitas utilizações! Com a Laura usei apenas para ela fazer conjuntos diferentes. Podemos ainda falar de cada uma das ilustrações e aprender novo vocabulário. Ou, para os mais pequenos, podemos criar um jogo de motricidade fina, para isso, basta uma caixa com uma ranhura onde possam introduzir os círculos!
Livros
O Inventário de Animais, além de ser um livro que se enquadra na filosofia Montessori (em que as imagens devem ser reais e não animadas), é um livro tão bonito! Desde que o temos cá em casa que tem sido a leitura diária do Gui antes de ir dormir. Vou também mostrando as imagens à Laura e repetindo os nomes, desta vez, apenas os animais marinhos, mas o livro tem um pouco de todos os animais!
Queríamos muito a colecção completa, mas até lá, vamos requisitando na Biblioteca.
Nós adoramos este livro do Oceano, porque recria o fundo do mar com pop-ups. Os miúdos ficam super atentos e curiosos. Uso-o sempre que brincamos com materiais alusivos ao mar.
Atividades no exterior
Nada melhor do que ir mesmo à praia, melhor do que todas as atividades em casa! Vieram dois dias de sol e calor magníficos e nós os 3 aproveitámos ao máximo. Ir com eles sozinha parece complicado, mas acaba por ser muito simples, apesar de cansativo. O Gui, quando está apenas comigo ou com o pai, tem um comportamento exemplar, ajuda imenso, colabora, respeita as regras, confio nele a 100% (coisa que nem sempre acontece se está mais gente, o que é perfeitamente normal).
Brincaram imenso na areia, mas a maior parte do tempo foi à beira-mar. São os dois loucos por água!
Podem ver mais fotografias AQUI.
Atividades no Playgroup
Como sabem, eu e a Laura frequentamos o Playgroup de Aveiro, uma sessão semanal, maioritariamente para crianças que ainda não frequentam a creche poderem sociabilizar, enquanto desenvolvem atividades sensoriais na presença dos seus cuidadores. No playgroup também estivemos a trabalhar o Oceano, fizemos um oceano de plasticina caseira, barcos flutuantes, medusas coloridas e um jogo de pesca com peixes de feltro. A Laura adora estas sessões e pede muitas vezes para ir “aos meninos”.
Divirtam-se e boas brincadeiras!
2018-07-02 at 14:14
Olá Andreia. Confesso que ainda não li o post, virá a seguir , mas li a sua preocupação com as noites dos seus pequenos e em destaparem-se. Não uso Facebook, nem Instagram. Não tem WatsApp? Tenho coisas aqui que funcionam bem mas queria explicar. Senão tento através dos comentários aqui
Beijinhos Liliana