O Gui está na fase de adorar Puzzles. Foi uma das atividades que fomos fazendo sempre com ele, desde os 12 meses (com os puzzles básicos de encaixar os animais ou peças simples). Já gosta há muito tempo, mas noto que agora está realmente na fase em que já não começa a chorar feito doido quando uma peça não encaixa…ou já não atira com as peças todas ao ar quando fica frustrado. Porquê? Porque tudo tem uma idade certa e é natural que eles consigam ter mais paciência, mais capacidades, logo, mais vontade de concluir um desafio.

Agora já fica completamente sozinho a montar um puzzle até ao fim. Sem dramas. Assim que acaba, faz aquilo que a maioria das crianças faz, desfaz e recomeça. Com toda a paciência do mundo. Sim, porque é essa a maravilha das crianças, a tentativa, a buscar de perfeição, o treino, tudo isso é-lhes inato e deve ser aproveitado! Fôssemos nós sempre tão resilientes.

Perguntaram de onde era o Puzzle que ele fez esta manhã, é da Djeco, uma marca espetacular para os mais pequenos. Desde que o Gui nasceu que a minha irmã praticamente só lhe ofereceu brinquedos desta marca e são todos muito bons!! Um dia partilho a lista completa.

Para já, deixo-vos alguns exemplos de puzzles da Djeco. Se são como eu e estão cansados dos puzzles que mais se encontram (com todas as personagens da bonecada tipo super-herois e frozen), então vão amar estes!