Durante as próximas semanas, por todo o nosso país, milhares de crianças estarão em casa com um dos familiares. A diferença das férias habituais é grande, porque desta vez não existem as idas à praia, ao parque, ao cinema, ao museu, a atividades em grupo, e tantas outras possibilidades que são agora limitadas (e que devemos respeitar).
É hora de nos mantermos mais por casa, de nos resguardarmos. É hora de abrandar, a situação assim o exige, por difícil que seja, é hora de brincar com os nossos filhos, esquecendo o tempo a passar.
Depois de 3 anos a publicar atividades para fazer em casa, sinto que mais do que nunca a minha missão é ajudar as famílias que procuram ideias para melhorar a qualidade do tempo em casa.
Ao longo dos próximos dias vou partilhar um conjunto de materiais didáticos, gratuitos, no site da Okapibox. A par disso, vou relembrar as atividades que temos vindo a fazer nos últimos anos!
Deixo-vos, hoje, 5 sugestões rápidas de atividades que podem fazer em casa com os bebés e crianças.
Sejam criativos, ajustem, adequem à idade, esqueçam a sujidade (tudo se limpa e agora o tempo é suficiente, limpar até pode fazer parte da atividade), encarem com outros olhos, tentem baixar-se ao nível da criança e ver com os seus olhos, deixem-se levar na imaginação delas, não limitem a atividade, a ideia é apenas passar bons momentos em família. Se a atividade não correr bem, só há uma coisa errada, a vossa expectativa.
Vamos a isso?
1 – Fazer Plasticina Caseira
A parte boa desta atividade é que acaba por resultar em duas. Levem as crianças para a cozinha.
A minha sugestão? Preparem tudo antes. Acordem mais cedo se for preciso, ou enquanto os miúdos ainda estão a ver aqueles minutos de televisão matinais, preparem os ingredientes.
Podem colocar tudo em taças, prontos a usar. Disponibilizar colheres para que eles possam manipular sozinhos, seja em que idade for.
Para os mais novos: Deixar que explorem os ingredientes, por exemplo, adoram ficar a mexer a farinha numa taça com uma colher. Desfrutem dessem momento, ocupa parte do tempo, e estão a proporcionar momentos de descontração e exploração sensorial na criança.
Para os mais crescidos: Escrever as quantidades numa folha, com instruções simples que eles sigam sozinhos. Aproveitar para trabalhar quantidades, pesar com a balança, realizar pequenas somas… tudo são oportunidades de aprendizagem.
Podem ver a receita explicada neste vídeo:
Os benefícios de brincar com plasticina e muitas ideias de temas a explorar:
Algumas fotografias das nossas experiências:
2 – Criar uma horta ou um jardim
Se tiverem espaço exterior, é o local ideal. Mas quem não tem, nada de desanimar, porque esta atividade é também perfeita para realizar no interior. Não precisamos de um jardim exterior para ter uma horta em casa.
Lembrem-se, o objetivo é criar um momento divertido e que a criança se envolva no projeto. Esta atividade pode tornar-se num entretenimento de vários dias.
Materiais que podem precisar:
- vasos pequenos (não tens? Usa recipientes usados, como pacotes de leite abertos a meio, frascos de iogurtes, caixas de ovos, …)
- Pá, colheres…
- Sementes (não tens? Não é grave, vamos simular uma horta com outros materiais)
- Terra (duas opções, terra de verdade, ou terra comestível, já lá vamos!)
- Feltro/Eva/cartolina
- Cola e tesoura
- Pauzinhos de madeira
Uma das opções para uma horta em casa, que todos podem usar (incluindo os bebés) é criar terra “comestível”, ou seja, não prejudicial se colocada na boca. Como preparar?
Receita “terra”:
- Um pacote de farinha branca
- Farinha de alfarroba até escurecer o suficiente (também poderá ser chocolate ou cacau)
- 2/3 copos de óleo vegetal (poderá ser óleo de bebé, mas nesse caso, ter mais atenção quando colocado na boca, apesar de ser seguro, não deverá ser em quantidade claro)
Pode parecer que suja imenso, mas sai tudo! Pelo sim pelo não, vistam os vossos jardineiros de forma apropriada para que não tenham que se preocupar com nada!
Podem preferir uma opção mais “limpa”:
Um jardim maior:
A imaginação não tem limite!
Se a opção for plantar de verdade, especialmente interessante para os mais velhos, recolham os materiais que possam ter por casa. É giro se conseguirem uma imagem que ilustre o ciclo de vida da planta.
Sugestão de livros sobre o tema:
Dependendo da idade da criança, dos materiais que têm por casa, é possível plantar ervas aromáticas, flores, legumes… e assistir ao seu crescimento. Porque não realizar também algumas experiências? Todos conhecemos o feijão que começa a crescer num algodão embebido em água, certo?
3 – Flashcards
As crianças adoram cartões e são excelentes para aprender sobre todos os temas. A vantagens destes cartões é que dão para tudo, basta escolher o tema que querem explorar.
Para os mais novos são fundamentais para alargar vocabulário.
Para os mais crescidos podem ser usados para aprender palavras. Basta imprimir cada cartão 2 vezes e num deles recortar a palavra.
Podem fazer aqui download dos Flashcards Animais dos Polos, Animais da Selva e Animais do Mar.
4 – Jogos de associação / Quiet Games
Nos momentos em que precisamos de promover alguma tranquilidade, por exemplo, enquanto o bebé dorme e o mais velho precisa brincar, ou enquanto precisamos de algum tempo extra para cozinhar ou despachar algum trabalho, entram estes jogos! A única “desvantagem” é que precisam mesmo de as preparar com antecedência para que na hora seja só pegar!
A maioria das atividades que mostro de seguida utilizam pompons. Antes que digam que não têm por casa, sugiro outros materiais: Grão, feijão, massa, círculos recortados em cartão/Eva/cartolina, botões, bolas de plasticina, etc
5 – Puzzle de formas geométricas DIY
Porque não criar um puzzle personalizado em casa? Parece mais difícil do que é! Mais uma vez, esta atividade é um 2 em 1, já que a preparação dos materiais deve incluir a criança e ocupar o dia. Quem sabe até têm por casa um caixote de cartão pronto a ir para a reciclagem, não o façam e dêem-lhe outra vida!
Material necessário:
- Placa de madeira/cartão/cartolina…
- Folhas de EVA, Feltro, Papel, Cartolina…enfim, o que tiverem por casa
- Tesoura
Desenhar na base as formas geométricas (pode ser útil imprimir um molde que facilmente encontram online). Recortar essas mesmas formas no material que tiverem, o nosso foi em EVA. Ter apenas em conta a idade da criança e a necessidade do material ser mais resistente.
Este nosso puzzle foi feito usando as cores de inverno, mas podem usar cores de primavera, gradientes de cor, ou até sem qualquer cor e mantendo tudo em cartão.
Ao longo dos próximos dias vamos continuar a partilhar atividades, vamos fazer isto juntos! Relembro que o mais importante é passar bons momentos e ocupar o nosso tempo em casa, transformando-o em tempo de qualidade.
Podem também enviar as vossas sugestões!
Comentar