Amamento há quase 15 meses. Amamentei todos os dias destes 15 meses, muitas e muitas vezes em cada um deles. Na maioria destes dias, a Laura não passa 2 horas sem mamar e, em muitos deles, mama a todas as horas.

Nestes 15 meses, que nunca achei que viriam a ser possíveis, nunca me ocorreu tirar leite. Não tenho sequer uma bomba extractora. Claro que isto apenas é possível porque não fui trabalhar e estou sempre com ela.

Lembrei-me disto porque me convidaram para sair, envolvendo ficar longe da Laura por muitas horas. Disse que não podia, porque ela ainda mamava. A pessoa disse de imediato que eu podia tirar leite e alguém dar. Fiquei a pensar nisto, claro que podia, a maravilha do aleitamento materno é essa, podermos amamentar mesmo estando longe.

Mas fiquei também a pensar que admiro muito as mamãs que conseguem amamentar e ainda extrair leite diariamente. Parabéns! Não é de todo algo que seja fácil de conseguir, eu sei a disponibilidade que tenho que ter para poder amamentar há 15 meses a Laura, estando a tempo inteiro e ela mamando em livre demanda. Mas se, a juntar a isso, tivesse que extrair nas horas em que ela não mama, sei que seria extremamente difícil para mim.

Talvez isto faça com que não me possa afastar mesmo dela, o que implica eu não ter tempo sozinha. Mas, tenho cá para mim, que nunca ter que tirar leite me facilite muito a vida.

Depois existe o mito que o bebé deixará de mamar se as mães tiverem que extrair, mas isso não é verdade. Claro que não deve ser feito nos primeiros meses do bebé, mas depois da amamentação estar estabelecida, é possível conseguir manter a amamentação com sucesso, desde que depois o bebé possa mamar em livre demanda quando está com a mãe.

Contem-me tudo, como fazem por aí? Quem é bem sucedido na amamentação e que extrai leite desde o início? Vamos lá desmistificar!