Para introdução da categoria “No Prato dele” vou deixar-vos algumas dicas de refeições fáceis e saudáveis que vamos cozinhando para o Gui. Neste momento ele faz exactamente a mesma alimentação que nós, com algumas excepções como sushi, pratos demasiado picantes ou condimentados, fritos e enchidos. Nos dias em que por qualquer motivo vamos comer dessa forma, esperamos que ele já esteja a dormir ou reservamos para os almoços durante a semana.

Estas ideias são mais úteis para bebés mais novos, naquela fase em que às vezes não sabemos bem o que cozinhar para eles. O Gui come sempre sopa, todas as refeições e porquê? No início introduzimos as sopas naturalmente, indicadas pelo pediatra. Decidimos que iríamos seguir alguns dos princípios do Baby Led Weaning (BLW), ou seja, ele iria explorar e comer os alimentos por ele próprio, usando as mãos.

O BLW encoraja os bebés a alimentarem-se sozinhos e exclui totalmente as sopas e papas dadas à colher. Os benefícios estão mais que comprovados. Na altura, não me via capaz de não oferecer as sopas ao Gui, hoje talvez já o fizesse sem qualquer receio. De qualquer forma, o Gui teve sempre uma colher para ele e foi sempre encorajado a tentar comer sozinho, mesmo a sopa. Hoje é ele que a pede, se por alguma razão não há, ele não se cala com “popaaaa”.

Algumas destas fotografias foram tiradas há muitos meses atrás e o Gui podia comer todas elas por ele próprio, usando as mãos ou a colher. Basicamente, esta é um pouco a amostra da nossa alimentação cá por casa, empadões, couscous com legumes variados, salmão, peixe no forno… Não faço um esforço maior para o Gui ser mais saudável, faço a alimentação que fizemos sempre cá em casa, principalmente desde que eu iniciei a reeducação alimentar em 2009. Ou seja, sopa há sempre e temos o cuidado de não existirem fritos e demasiados molhos cá por casa. Obviamente, quando o Gui começou a sua diversificação alimentar, esta preocupação ficou mais presente e temos o cuidado de escolher o que vai para a mesa, sabemos que somos o seu maior exemplo. Hoje em dia ele já provou quase tudo, acho que as excepções são mesmo álcool, café e doces. Acreditamos que experimentar e provar outros sabores lhe desenvolve o palato e enriquece a experiência dele. Por outro lado, continuamos focados em evitar o consumo excessivo de açúcar e corantes artificiais.

Sendo assim, apesar do dia a dia do Gui em termos alimentares ser bastante normal e seguir a mesma linha que nós, apesar da nossa descontracção agora que ele tem 21 meses e sabermos que o risco de alergias está mais reduzido, os únicos alimentos que não entram cá em casa ou que são fortemente evitados são:

Produtos para bebé – desde bolachas, a iogurtes, papas… E porquê? Porque apesar da propaganda, são sem dúvida os produtos mais carregados de açúcar, é triste, mas verdade. Porque haveria de oferecer ao Gui um iogurte natural de uma marca para bebé com mais açúcar, quando posso oferecer um normalíssimo, de uma outra marca qualquer, desde que natural? Penso que a maioria dos pediatras já desaconselha a compra destes produtos, mas continuo a ver os carrinho de compras carregados deles, nunca percebi muito bem porquê. Se o Gui já provou? Sim! Em casa de amigos, uma vez que os avós se enganaram e compraram e outra em que a avó achou que ele por estar doente podia ter esse mimo. O famoso danoninho provou um dia num pequeno almoço de hotel e parecia que estava a comer o melhor deste mundo, quando raramente se lembra de pedir “nanoninho”, fazemos a vontade.

Produtos enlatados – Há muito que estes artigos são evitados lá por casa, mesmo antes de Gui. Continuamos a comprar atum em água e milho…confesso!

Doces – Os únicos a entrar são os chocolates, especialmente no Natal e outras épocas festivas. O Gui provou esta época natalícia e detestou…gostos não se discutem, o rapaz lá sabe!

Sumos – Só entram quando temos jantares com amigos, mesmo assim, tento optar por bebidas como o Pleno.

Snacks e aperitivos – A ideia é a mesma, entram quando temos jantares lá por casa, no dia-a-dia estão fora.

 

E vamos agora às sugestões. Uma grande aliada em ideias para refeições saudáveis é a Leonor do blogue Na Cadeira da Papa Se têm bebés pequenos, e não só, é sem dúvida uma boa fonte de inspiração.

Pequeno almoço do Gui:

No início era só leite. Agora é leite e depois o mesmo que nós. Uns dias torradas com manteiga vegetal, panquecas com várias receitas, papas caseiras quando também vamos comer, granola caseira e quando por algum motivo não temos tempo de fazer, temos granola que compramos nos produtos naturais e weetabix (sim, tem muito mais açúcar).

pequenos almoços e lanches

almoços2

 

almoços1

 

almoços3

 

 

E vocês? Que sugestões têm? Como são as vossas refeições?