Diz-se que chegar às 20 semanas é chegar a meio do caminho. Metade da gravidez já passou. Na verdade, pode não ser bem assim, mas mais semana, menos semana, a verdade é que metade do tempo já lá vai. Olho para trás e parece incrível já terem passado 20 semanas deste novo amor que cresce dentro de mim. Cresce, no fundo, dentro de nós os 3 lá em casa, estamos todos a descobrir como é passarmos de 3 a 4.

Na gravidez do Gui, as 20 semanas demoraram uma e t e r n i d a d e! Contava os dias religiosamente, verificava os desenvolvimentos do bebé a cada semana, lia imenso, via vídeos e fotos e ansiava pela próxima consulta. Não é que agora não fique expectante, a diferença é que o tempo simplesmente parece voar!
Passo menos tempo a pensar na gravidez, ainda não li absolutamente nada sobre desenvolvimento, não tenho qualquer aplicação no telemóvel e passo menos horas em grupos de mamãs. Mas engane-se quem pensa que a 2ª gravidez perde o encanto, porque é o oposto.

Estou, sinceramente, a viver muito mais esta gestação. Sinto-me melhor, mais calma, confiante, feliz. Os medos e inseguranças que sentia na primeira vez, deram lugar a um amor sem receios e a um desfrutar destes dias que não consegui quando estive grávida do Gui. Vejo a barriga crescer a olhos vistos e não sinto aquela mistura de sentimentos de ver o meu corpo mudar e ser difícil lidar com isso. Sorrio mais, tento guardar cada momento porque agora sei que são únicos. Aproveito mais a barriga que logo voltará ao lugar um dia, aproveito as festinhas dos estranhos e dos amigos, aproveito os minutos em que acordo e fico a sentir os primeiros pontapés e reviravoltas lá dentro, enquanto cá fora tenho um crescido de 2 anos e saltar-me para o colo.

É sem dúvida especial estar grávida e partilhar esse momento com o meu filho mais velho, com o meu primeiro amor. Apenas espero conseguir estar sempre bem como até aqui, continuar a correr atrás do Gui com a mesma energia, poder continuar a carregá-lo no meu colo até ao último minuto. Porque agora sou mãe de dois…e estar a descobrir como sê-lo, tem sido um novo desafio para nós.

collage 15-20