Volta e meia vão poder encontrar por aqui uma sugestão de leitura, quer para pais, quer para os pequenotes! A primeira sugestão acaba por ser para ambos ao mesmo tempo. O livro “Os bebés também querem dormir” da Constança Cordeiro Ferreira é, para mim, uma das bíblias da maternidade. Se estás grávida? Então este livro é para ti! Se és recém mamã? Este livro é para ti! És pai? Então lê este livro porque te vai ajudar muito, quer na ligação ao teu filho, quer à mãe do teu filho. És a avó, a amiga ou a professora? Então este livro também é para ti.

Quando estamos apaixonados, dormimos muito menos. Somos capazes de fazer quilómetros debaixo de um temporal para estarmos só uns minutos com a pessoa que amamos. O amor move-nos, alimenta-nos, dá-nos vontade de dançar e cantar. Anos mais tarde, quando relembrarmos os primeiros tempos de um grande amor, não é do sono ou do cansaço que nos vamos lembrar: é dessa paixão louca, do coração a bater mais rápido, dos cheiros e das músicas. Isso é a ocitocina.
Constança Ferreira, Os bebés também querem dormir

IMG_6350

Basicamente são quase 300 páginas de amor puro, “amor em estado de letras”. Cada linha vai fazer-vos ficar mais apaixonados e maravilhados com o mundo mágico da maternidade. A Constança Ferreira, mais conhecida por fada do bebés, tem este dom maravilhoso de nos transportar, de nos levar nas doces palavras dela numa viagem que vos vai transformar. Adoraria ter lido este livro quando estava grávida, infelizmente ainda não existia. Adorava, genuinamente, ter conhecido a Constança mais cedo e entregar-me-ia cegamente nas mãos dela na preparação para o parto.

Depois de tantos livros sobre como adormecer o nosso filho das piores e mais perversas formas possíveis, este livro surge como uma lufada de ar fresco! A Constança não vos ensinará a adormecer o vosso bebé em x dias, felizmente! Mas vai ensinar-vos a ouvir a vossa voz interior, sim, aquele instinto de mãe que todas temos mas que teima em permanecer adormecido no meio de tanto ruído exterior.

Neste livro vão começar por conhecer um pouco mais sobre a história dos bebés, o período de exterogestação e o que podemos esperar cá fora. O período pós-parto é tratado com uma enorme delicadeza e talvez sintam, pela primeira vez na vida, que alguém entende exactamente pelo que estão a passar, desde os medos, ao baby blues e ao desespero de não saber lidar com o choro do nosso bebé. Vão encontrar a resposta para a pergunta “porque choram os bebés?” e porque é tão importante estarmos lado a lado com ele, sempre ao colinho, sempre com amor. A sabedoria mais valiosa que este livro vos deixará é como lidar com o sentimento de culpa, vai ajudar-vos a perder o medo de dar colo a mais, mimo a mais, amor a mais. Vai mostrar que amamentar e amar o nosso bebé tem tanto de instintivo como de científico e  que algo muito único e mágico acontece quando entramos num estado de ligação total, e nos apaixonamos pelo nosso filho. O último capítulo é finalmente sobre o sono, depois de termos compreendido tudo sobre o nosso bebé, sobre o quão importante é criar as condições de segurança necessárias, aí sim falamos sobre sono, sobre técnicas e sobre os motivos pelos quais muitos bebés não dormem como esperávamos.

IMG_6344

A Constança já esteve com o Gui ao colo, tinha ele 13 meses e meio. Fomos conhecê-la em Junho, íamos passar por Lisboa, o Gui dormia pessimamente apesar de dormir sempre connosco e de nunca o termos deixado sozinho, e eu tinha acabado de devorar o livro dela. Se acham o livro dela encantador, esperem até a conhecer. Tudo no espaço do Centro do bebé é especial, ficam de imediato mais calmos, a voz dela é como uma canção de embalar os bebés. Seguimos as dicas preciosas que ela nos deu, concluímos que muito já fazíamos bem feito, ficámos só mais confiantes e mais seguros que estamos no caminho certo.

O Gui no Centro do Bebé, à espera de ser recebido pela Constança.

O Gui no Centro do Bebé, à espera de ser recebido pela Constança.

Boas leituras!