Decididamente o que mais encontramos por aí são dicas para educar as nossas crianças. Os apelativos cabeçalhos “Como controlar as birras dos seus filhos”, “Saiba dizer não, ” ou “As melhores estratégias para enfrentar os terrible two” proliferam-se por essa Internet fora. Se percorrermos a secção de parentalidade numa qualquer livraria, não faltarão títulos como “x regras para educar o seu filho” ou “como educar crianças com temperamento y”.

Este artigo será diferente. Aqui encontrarão 10 dicas para educar os pais, mesmo os mais difíceis! As dicas vão ser publicadas ao longo de 10 dias.

Se és pai, admite, tu também precisas ser educado, tu também fazes birras! Se achas que o teu filho está numa “fase complicada” e não sabes o que fazer, então segue estas dicas, o teu filho agradece.

Aqui fica a dica #1, fica atento às restantes!

Grita menos, às vezes irritas!

Sim, dito desta forma parece simples. Gritar não faz com que nos ouçam, muito pelo contrário. Sabemos que numa discussão entre adultos, se os dois gritarem, muito provavelmente ninguém está a ouvir. Se sabe bem? Às vezes sim! Há dias que em nos apetece mandar uns berros, nessas alturas, nada nos impede de ir à rua e gritar durante uns minutos (quando muito algum vizinho chama a polícia). Todos sabemos que gritar não resolve nada, não elimina o problema, não nos faz sentir melhor. Já deves ter certamente assistido a situações em que perante um berro dos pais, as crianças saltam assustadas e começam a chorar. Isto porque elas não estão preparadas para este tipo de reacção por parte de ninguém. Quando estás a gritar, provavelmente o teu filho não te está a ouvir, só está a ficar irritado, nervoso e aflito e a tendência é agir pior. Não vais deixar de gritar de um dia para o outro, mas se todos os dias fizeres um esforço para não o fazer, acredita, vai ajudar e vais sentir-te melhor!