Partilhei algumas fotografias da transformação que temos estado a fazer ao quarto do Gui para que um dia a Laurinha também durma ali. Agora passou a ser o quarto dos dois, apesar da Laura ainda dormir no nosso quarto.

Recebi várias mensagens sobre leis e recomendações que existem em vários países da Europa, que indicam que os irmãos de sexo oposto não devem/podem partilhar o mesmo quarto depois de uma determinada idade.

Obviamente, isto deixou-me em choque, nunca tinha ouvido tal coisa e pareceu-me um enorme disparate! A verdade é que muita gente confirmou esta informação, o que me deixou ainda mais perplexa. Felizmente não encontrei leis, mas li de facto essas recomendações que existem. Pasmem-se, alguns senhorios não alugam casas quando percebem que os irmãos vão partilhar o quarto! Em Inglaterra, por exemplo, não é recomendado que irmãos de sexo oposto partilhem quarto depois dos 10 anos. Também percebi que existe mais controlo em famílias sinalizadas, isto aplica-se também a Portugal.

Muitas pessoas referiam que em países como a Suíça, se vêem obrigados a mudar de casa se o número de quartos não corresponder aos filhos de sexo oposto e que podem até receber queixas de alguém, sendo que um assistente social verifica a situação.

Eu quero acreditar que são apenas recomendações, como também já li sobre cosleeping, e que cada família SABE o melhor para si. Acho estas recomendações quase doentias, e sem qualquer fundamento. Acredito que alguns irmãos, quando entram na adolescência, manifestem vontade em ter mais privacidade ou o seu próprio quarto e, nessa altura, caso seja possível, podem mudar! Aqui será assim, vão partilha o quarto porque faz sentido para nós, o Gui está ansioso para que a Laura queira dormir no quarto dele, e vai ser mais simples em termos de logística, até porque temos que os deitar aos dois, o Gui também não adormece sozinho. Um dia, se um deles quiser, logo mudarão de quarto.

Acho tão boa essa ligação entre irmãos, desde que não interfira com o sono de cada um, qual o problema?

Camas Ikea – sem pés e sem capa branca

Capas edredão, luz dinossauro – Zara Home

Prateleira tipi, luz unicórnio, almofada nuvem, pelúcia unicórnio, caixa livros – loja deBorla

Almofada arco-íris – H&M Home

Cortinados – Vertbaudet

Ilustração família – trocatintas

Ilustrações letras nome – margaridahoc

Vinil triângulos – violeta cor de rosa