Último tema antes de entrarmos no outono e a decoração quarto de brincar voltar a mudar! O Gui encontrou recentemente um conjunto de insetos na Ale-hop e pediu-me logo para preparar algumas atividades.

img_8490

Já era um tema que eu tinha em mente, agora que estão os dois numa idade mais próxima em relação ao tipo de atividades, achei ideal.

Mesa Sensorial

img_1796

img_1790

A mesa sensorial foi a primeira a preparar, muito simples e desta vez bastante “mess free”. Comprei um saco de cascalho no Leroy Merlin, usei alguns círculos de madeira e ficou feito! Com feltro criei uma zona verde para dar alguma cor.

O que fazer com a mesa sensorial? Dar asas à imaginação!

Atividades de lógica

img_1821

Preparei algumas atividades de contagens com os materiais da Okapibox. Contagem de joaninhas para a Laura, contagem de pompoms para o Gui.

img_1825

Puzzle com números, já que a Laura está neste período sensível dos números. Ainda não reconhece a maioria dos algarismos, mas está sempre a contar tudo e já identifica bem a diferença entre letras e números.

A maça é da Small Foot e permite trabalhar os enfiamentos. O objetivo é conseguir passar a lagarta por todos os orifícios da maçã. Este jogo tem ainda a particularidade que eu gosto de poder ser levado para todo o lado.

Atividades Criativas

img_1828img_1827

Pintar com os dedos é sempre tão divertido! Neste caso usámos as tintas da Giotto que são próprias para isso. Fiz download destes printables da Easy Peasy Learners com insetos, e destes com letras.

img_2008img_2000img_1994img_1997img_2006

Já usámos algumas vezes este género de printables e eles adoram, podem pintar ou colar autocolantes.

Fósseis com insetos

img_2017

Esta atividade, apesar de simples, é muito pedagógica e super apelativa para as crianças! Só precisam de um bloco de gesso (ver por exemplo aqui), depois basta marcar o inseto no gesso e retirar com cuidado. O gesso leva 24-48h a secar. Neste intervalo de tempo, podemos falar sobre os fósseis, analisar cada um deles, contar o número de patas de cada inseto, identificar algumas caraterísticas como as asas, as marcas que cada um deixa.

img_2020

Quando estiverem secos, pintar com aguarelas, podem usar mais tintas, mas aguarela é ideal porque não “apagam” as marcas, mesmo depois de pintados, podemos observar bem as caraterísticas.

img_2021img_2053img_2021img_1997img_2049

No final, ficam com fósseis que acabam por poder ser usados em outras atividades!

Podem espreitar mais atividades no Instagram!