Como sabem, eu adoro poder proporcionar-lhes diferentes experiências sensoriais. Acredito na importância que estas têm na vida dos meus filhos e no quão vital é despertar-lhes todos os sentidos, deixá-los sentir, testar, cheirar, provar coisas novas. Tentámos muito fazer isso com o Gui, mas foi com a Laura que eu pude proporcionar-lhe isso desde o primeiro instante até aos dias de hoje, uma vez que ela está em casa comigo a tempo inteiro.

Desde que estou mais atenta ao desenvolvimento dos bebés, às atividades que posso desenvolver com eles, à extrema importância do colo, da presença constante dos pais na vida deles, ao respeitar o seu ritmo, a deixá-los explorar mais, que vou percebendo que existem projetos maravilhosos que tentam levar esta informação a mais famílias.

É o caso da Forbabies, um projeto criado pela Prof. Clementina Almeida. Um espaço onde as necessidades do bebé são pensadas ao pormenor, promovendo o seu desenvolvimento.

Sabiam, por exemplo, que o desenvolvimento de 85% do cérebro dos nossos bebés acontece durante os 3 primeiros anos de vida?

É incrível, certo? Por isso é que é tão importante garantirmos que as necessidades dos nossos filhos são asseguradas durante os seus primeiros anos de vida, começando ainda na gravidez.

Os bebés precisam de muito colo, gostam quando falamos com eles e também quando brincamos, mesmo sem recorrer a qualquer brinquedo.

Por tudo o que eu defendo neste blog e no qual eu acredito, aceitei de imediato o convite para proporcionar à Laura uma sessão de spa, uma experiência multi-sensorial em meio aquático, fazendo uso dos já conhecidos benefícios da hidroterapia (como a diminuição das cólicas, redução de stress, e até ajudar a regular o sono, envolvendo os pais em todo o processo.

Só vos posso dizer que ADORÁMOS. A Laura teve algum receio de usar a bóia, mas assim que viu o irmão, não hesitou. Estava claramente feliz e foi maravilhoso ver de fora as perninhas dela enquanto rodopiava dentro de água.

No final, terminamos com uma massagem, tão importante para eles e que cá em casa tentamos fazer sempre que possível, nos primeiros meses de vida fizemos quase diariamente.

Se tiverem oportunidade de proporcionar ao vosso bebé esta experiência, não hesitem, vale muito a pena. Na clínica, existem ainda sessões semanais de estimulação multi-sensorial e desenvolvimento cerebral onde podemos aprender a brincar com os nossos filhos, algumas das atividades são semelhantes às que vou partilhando no blog, por exemplo.

Podem ver mais aqui e aqui. E podem ainda ver todos os vídeos que partilhámos no Instagram @no_colo_da_mae