Já com um enorme atraso, mas não podia deixar de partilhar algumas das atividades que fizemos sobre os opostos. Temos continuado as nossas atividades cá por casa, o que tem acontecido é que não tem sido possível estruturá-las de forma a serem partilhadas como até aqui, numa caixa dedicada a um tema específico. Ando mais ocupada e obviamente arrasto a Laura comigo nas minhas aventuras, por isso, temos brincado muito, feito algumas atividades giras que vou partilhando no Instagram, mas não tenho conseguido reunir tudo para publicar.

Caixa de Atividades

Tema: Os Opostos

Actividades

Desta vez vou organizar o post de forma diferente, porque todas as atividades foram feitas recorrendo aos livros. Fomos lendo cada um deles e usando as imagens para recriar os opostos. Fizemos estas atividades durante as férias de Páscoa, por isso, o Gui também participou e adorou.

Usámos 3 livros muito simples para este tema. Dois deles são, como já vai sendo habitual, requisitados da biblioteca. Um deles é apenas sobre animais da selva.

Sugestões para opostos:

  • Quente/Frio

Utilizem umas garrafinhas de plástico pequeninas. Numa delas coloquem água fria e gelo e, na outra, água quente. Podem juntar corante azul/vermelho e purpurinas.

  • Seco/molhado

Eles adoraram este e já não queriam parar! Como estava frio, para evitar a água, usei este um spray hidratante e colónia da Isdin. Molham a mão e repetem a palavra e depois limpam e explicam que ficou seco.

  • Alto/baixo

Escolham um objeto alto e outro mais baixo. Neste caso, usámos animais.

  • Velho/novo

Também optei por usar animais, expliquei que a mãe vaquinha é mais velha e o bebé mais novo.

  • Duro/mole

Uma bola de pano e uma bola de plástico.

  • Dia/noite

Num papel preto, colámos estrelas e a lua para mostrar a noite. Depois pedi ao Gui que fizesse um desenho do dia. Para bebés mais pequenos, desenhem vocês, ou escolham imagens que podem depois ir mostrando. Se forem cartões que possam guardar, ainda melhor.

A ideia é usarem objetos que já têm em casa, é fácil adaptar. Este é sempre um exercício interessante e que podem sempre fazer. Em vez de simplesmente ler um livro, experimentem ter sempre objetos que se adaptem à história. Podem ser personagens, pequenos jogos, músicas. Garanto que o interesse no livro vai ser muito maior e talvez consigam a atenção deles por mais tempo.

Atividade Sensorial – Especial Páscoa

Com um grande atraso, mas aqui fica o registo da Atividade de Páscoa que partilhámos no Instagram.

Muito simples, arroz colorido verde (para simular a relva). Podem usar a mesma técnica utilizada para colorir as massas. Depois, podem usar a imaginação: flores, ovos de páscoa, pedrinhas, paus,… O jogo que fiz com eles consistia em pegar nos ovos com a pinça e colocar na caixa respetiva.

A vantagem das caixas sensoriais é que podem ser levadas para todo o lado. Utilizem sempre caixas com tampa, para que depois seja só levar.