6 meses e 5 dias de amamentação em exclusivo e começa hoje uma nova fase, para ambas. Hoje a Laura iniciou a alimentação completamentar. Correu bem, mamou antes e depois, ficou feliz, explorou a comida, provou, riu, fez cara feia, teve direito a tudo. Começa uma nova fase para todos cá em casa. Mais comida pelo chão, mais animação, mais um elemento à mesa (que já nos fazia companhia há muito tempo).
Não estava ansiosa por este dia, muito pelo contrário. Há uma parte de mim que não pára de pensar como é que este meio ano passou tão rápido. Foram 6 meses tão bons, de muita, muita maminha, horas e horas por dia, sem nunca fazer contas, sem nunca até hoje saber sequer a que horas ela mama. Amamentei verdadeiramente sem relógio e sem regras, foi ela que ditou o ritmo.
Queremos muito que a alimentação dela seja da mesma forma. Sem pressas, respeitando o ritmo dela, um dia de cada vez. Vamos fazer baby led weaning, para já os purés e papas não estão nos planos, vamos ver como corre. Hoje correu bem, até porque não tínhamos qualquer expectativa. Ela já demonstra interesse pela comida há algum tempo, já se senta corretamente e sem apoio, já agarra facilmente qualquer objeto e leva à boca, até já faz pinça. Achámos que estava preparada para começar. A refeição não foi uma escolha ao acaso, quisemos fazer cenouras e batatas porque foi a primeira sopa que o Gui comeu.
Vamos começar a ter por aqui “No prato da Laura” com as receitas e comidinhas dela, espero que gostem.
2017-05-02 at 22:19
Cá em casa estamos nesse “modo” faz agora três meses! e a verdade é que só houve uma semana “menos boa”. De resto tem funcionado às mil maravilhas! Há sujeira, sim… mas há muito amor e respeito por ela e pela comida de verdade! 🙂
Quando começamos escrevi este artigo, para me guiar 🙂
https://blogwildlove.wordpress.com/2017/02/17/texturas-cores-e-sabores/
Mais uma família de BeLie”W”ers!!! 🙂 Boas refeições <3
2017-05-03 at 20:45
Obrigada pela partilha ❤️ vou já ver! Fico contente de conhecer mais mães e bebés a viver isto!
2017-05-03 at 00:03
Oh como me revejo nas suas palavras! Por aqui 6 meses e um dia de lm em ld é assim continuava por uns bons tempos Mas como não pode ser estamos à espera de uma consulta sobre blw para ter a certeza que o meu menino está preparado… sem pressas… apenas com pressões por parte da família de como é possível ainda não comer sopinha…. quase me passam um atestado de mãe incompetente mas sigo firme nas minhas convicções!… eh eh
2017-05-03 at 20:45
Também ouvi tanto disso!! “Ainda nao come? Coitadinha”. É não ligar 🙂 fizemos o melhor que lhes podíamos ter feito e o leitinho continua a ser o alimento principal deles. Parabéns ❤️
2018-01-29 at 14:59
olare!
vim ca ter por intermédio do blog na cadeira da papa. por ca estamos ja com 6 meses e meio de M, contudo, ele nasceu de 7 meses, logo será o equivalente a um bebé de 4 meses e meio. ainda não se senta muito bem sozinho, mas ja tem muita força nas costas e pescoço. ainda não leva tudo à boca, nem agarra muito bem as coisas… mas nao è assim tão estranho para um bebé prematuro (é o segundo filho que nasce com 7 meses).
a pressão de quem está por fora, o constante “mas ainda so mama? coitadinho!” è impressionante, e sempre que falamos em “ele vai comecar com a mão dele e com comida inteira” os olhares são de reprovação.
ando a ler muito e a tentar perceber qual sera a melhor forma de começar, por isso tenho estado a devorar estes teus artigos. hoje fiz uma sopa igual à do irmão (que comeu pela primeira vez há 4 anos e meio) a nossa sopa ABC (abobora, batata e cebola). dei-lhe umas 3 colheradas e ele fechou a boca… não insisti! quando eu e o pai estavamos a almoçar, ofereci palitos de pêra meio cozidos… ainda nao lhes pega muito bem, mas levou à boca e sentiu o sabor…
parece-me que ainda deve ser cedo para ele… mas pensei em ir oferecendo assim, com todos a mesa e com calma.
mil bem-hajas pelas dicas, estão-me a ser super úteis!
beijinhos da costa alentejana, Xana
2018-01-30 at 13:51
Olá Alexandra :)! Obrigada, fico muito feliz que a nossa experiência seja útil a mais famílias! O meu conselho é: sem pressas! tudo com calma e ao ritmo do seu bebé 🙂 a alimentação não é uma corrida, não ganham nada em comer sólidos mais cedo, pelo contrário. A comida pode ser uma experiência fantástica, muito sensorial, em que eles descobrem as texturas e sabores dos alimentos, aprendendo técnicas incríveis sozinhos (eu fico boquiaberta com o que eles são capazes se lhes dermos tempo e oportunidade de aprenderem), e em que se auto-regulam e controlam a própria ingestão de alimentos. Os bebés são maravilhosos! A nossa experiência com blw tem sido muito boa mesmo, agora até já come sempre sopa pela mão dela e já começa a usar o garfo. Até lá,o leite (seja materno ou não) é sempre o melhor e o principal alimento até terem 1 ano, especialmente sendo leite materno. Força <3 e temos que seguir sempre o nosso instinto!
Alguma dúvida mais específica, estou sempre disponível 🙂
beijinhos