Na semana passada, esteve um sol maravilhoso, o sol de Inverno, aquele que sabe tão bem porque vem fora de época, por isso, o que mais fizemos foi aproveitar o ar livre, passear, brincar na rua, andar de escorrega, correr na relva, mexer na água e até piqueniques fizemos.
As atividades em casa foram ficando para segundo plano, porque não há nada como aproveitar para brincar na rua! A Laura, como a maioria das crianças, está sempre pronta para sair de casa…agora que percebeu que pode brincar no terraço, está sempre à porta de casa! Pega no casaco e nas sapatilhas e vem-me entregar, numa espécie de convite irrecusável. Como negar?
Mesmo assim, ainda fizemos algumas atividades giras. O Gui esteve em casa dois dias, por isso, também foi envolvido na brincadeira, o que sabe ainda melhor.
Caixa de Atividades
Tema: Cores – Azul e Amarelo
(esqueci-me por completo de tirar fotografia à caixa e devolvi o livro à biblioteca)
- Livro Pequeno Azul e Pequeno Amarelo
- Jogo de agrupar com bolas
- Caixas de ovos com pauzinhos coloridos
- Massas coloridas azuis e amarelas
- Torre de empilhar
- Tintas caseiras
Leitura
Trouxemos da biblioteca um dos sacos temáticos disponíveis (sobre o tema família). Já vos falei neles aqui. Um dos livros do saco foi o que inspirou todo o tema da semana. É mais fácil aprender as cores se as separarmos e as trabalharmos individualmente. As cores escolhidas foram o azul e o amarelo (que juntas dão verde).
O livro é muito giro. O Gui gostou imenso, a Laura não percebe ainda a história obviamente. Através de imagens e de uma história muito simples, explica como as cores resultam noutras cores quando as misturamos. Eu gosto sempre quando os livros falam também de amizade, ou quando têm uma mensagem importante por trás.
Lógica, Aprendizagem, Vocabulário
Motricidade fina
A maioria dos jogos desta semana são manuais e foram feitos em casa, recorrendo a materiais simples. Usei, uma vez mais, o jogo dos pauzinhos coloridos (feitos com caixas de ovos), por ser simples e por ser exatamente o que procuro: trabalhar a motricidade fina.
O Gui quis participar e ajudar a Laura, que o observou atentamente.
É um jogo que os faz ficar muito concentrados, é incrível. Mas escolham as horas melhores do dia, em que eles estão sem sono, talvez durante a manhã (por cá é à tarde).
Depois, usando as mesmas caixas de ovos, brincámos com as massas, espalhando pelas diferentes divisões, por cores.
Classificar/separar
Começar a trabalhar a capacidade de separar por cores/tamanho/tipo é muito importante na aprendizagem. Devemos iniciar sempre apenas com dois temas diferentes. Neste caso, usei as duas cores que estamos a trabalhar. No início, ela não compreendia bem o objetivo do jogo, depois percebeu e é incrível como eles absorvem tão rápido. Passou a dividir corretamente as cores, sempre que lhe dava a bola, ela colocava imediatamente no cesto correto.
Além disso, foi divertido brincar e espalhar as bolas todas!
Construir
Este é daqueles jogos que a maioria das pessoas tem por casa. Copos de cores que servem para empilhar, para brincar na areia, no banho…enfim, são muito versáteis. Usei para falar das restantes cores. Construir torres é uma das capacidades que os bebés começam a adquirir mais cedo.
Atividade sensorial
Voltei a usar a receita de tintas caseiras que fiz aqui – Cores.
Como estava imenso calor, convidou mesmo a testar a atividade no exterior. O problema foi que a Laura não quis entrar na brincadeira. Assim que viu a mão suja, começou a chorar. Quando assim é, não devemos insistir. Ela já tinha adorado brincar com as tintas, mas provavelmente agora estranhou…daqui a algum tempo, volto a tentar.
Já o Gui, ficou encantado!! Fartou-se de repetir que era tão divertido pintar com os pés, estava eufórico. Assim que vier mesmo o calor, vou sem dúvida deixá-lo pintar com o corpo e sujar-se ainda mais!
Fizemos as 3 cores e foi o Gui quem misturou o azul e o amarelo para ver o que acontecia. Com as crianças mais velhas, deixem-nos sempre ser eles a preparar a atividade, eles adoram e aprendem ainda mais.
2018-02-26 at 23:33
Adoro sempre as atractividades que faz com seus filhos.
Pois tenho uma bebé de 22 meses e tiro ideias aqui no blog.
Obrigada bjos
2018-02-26 at 23:33
Obrigada <3