Na semana passada fizemos algumas atividades com o objetivo de falarmos sobre as diferentes emoções. Nunca é cedo demais para isso, podemos e devemos, desde que eles nascem, falar sobre as emoções, tentar explicar por palavras o que estamos a sentir, e dar nome ao que eles exprimem. Quando choram, podemos dizer que compreendemos que esteja triste, apontar uma razão, explicar o sentimento. É um passo importante para eles começarem a compreender o que estão q sentir, e quando são capazes de o expressar, normalmente isso ajuda-os muito a gerir as próprias emoções.

Desde que fizemos estas atividades, a Laura tem sido capaz de identificar alguns sentimentos. Ainda hoje disse que era a alegria, e explicou a razão. Quando ela chora e está frustrada, eu pergunto se ela é a tristeza, ou a raiva, e isso faz com que ela pare de chorar, ela não gosta de ser a tristeza, para já. Também é importante que entendam que não faz mal estarmos tristes às vezes, ou zangados.

Um dos livros sobre emoções que mais gosto é “O monstro das Cores”. Acho-o super divertido e apelativo para as crianças, as cores cativantes ajudam-nos a ter interesse no livro. O gui sempre adorou livros e desde cedo que fica atento a uma história do princípio ao fim. Mas nem todas as crianças são assim, e não há nada de errada nisso. A Laura, por exemplo, muito dificilmente consegue ficar atenta durante o livro todo, acaba por se levantar e escolher outra história, no caso de terem uma criança assim, existem algumas estratégias para garantir que eles não dispersam e ficam curiosos durante mais tempo.

Uma coisa que podemos fazer é usar ajuda para contar a história. Podemos ver o que temos em casa que se enquadre na história, e ir retirando esses objetos de um saco, ou até mesmo recriar partes do livro! Neste caso, usei os nossos monstrinhos (que fizemos numa atividade durante este verão), colei-os num pauzinho de madeira colorido e usei como fantoches. O resultado não podia ter sido melhor! Partilhei o vídeo nas stories do Instagram para que consigam perceber o interesse deles ao longo da história toda.

Depois de ler o livro, usámos umas bolinhas de cartão que tinham sido pintadas por eles no dia anterior. A parte de pintar foi também uma atividade em que aproveitei para falar das cores à Laura e dos números ao gui. A ideia era colorir 10 moedas de cada cor e enquanto ele pintava, íamos contando quantos faltavam até 10, foi muito giro.

O objetivo foi separar as bolinhas pelos diferentes frascos das emoções, tal como no livro.

Deixo-vos ainda um jogo muito giro, da marca Clementoni, que também trabalha as emoções e que é muito interessante para os mais novos (acima de 2 anos).

Boas brincadeiras!