Já há muito tempo que queria fazer algumas atividades com flores, mas já sabem que tento seguir o ritmo deles e também tento ajustar as atividades à estação do ano, para que façam sentido na cabeça deles. Flores e verão, nada melhor! Fizemos alguns passeios pelo campo e falámos muito sobre flores, o interesse do Gui era mais sobre as abelhas e como elas são importantes para que nasçam mais flores.
Montessori e as Flores
Em montessori falamos muito sobre ambientes preparados e é fundamental ter flores num quarto de brincar (ou nas escolas montessori). Devem estar adequadas à estação do ano e são as crianças que cuidam delas. Plantar, cuidar, manusear, fazer arranjos de flores, mexer na terra, regar, perceber como crescem… tudo isso são atividades quase fundamentais em montessori. Com elas podemos trabalhar os vários sentidos, incluindo o olfacto, mas também a ordem, a coordenação, e claro, a autonomia.
Plantar sementes
Preparei a nossa mesa de atividades com terra, acessórios para poderem mexer na terra, sementes, uma estufa, vasos de cartão e sementes variadas. O Gui ficou logo bastante entusiasmado, a Laura só brincou com a terra e encheu vasos (que depois atirava ao chão). Se têm apenas uma criança mais pequena, podem plantar enquanto a criança ajuda e observa e depois podem mostrar como se rega a planta e como se cuida dela (limpar as folhas, cortar as ervas,…). Uma criança mais velha, acima dos 3 anos, já consegue fazer todo o processo sozinha, depois de uma demonstração.
Preparar arranjos de flores
Levei-os comigo a uma florista para que pudessem escolher algumas flores, mas se puderem apanhar algumas na natureza, melhor ainda! Depois basta que os deixem criar diferentes ramos. Eu utilizei uns cones de cartão e alguns jarros de vidro que depois decoraram o nosso quarto de brincar. É uma excelente oportunidade para deixar as crianças mais pequenas explorar as flores, arrancar pétalas, cheirar e sentir.
Plasticina caseira e carimbos
Uma das atividades que lhes preparei nessa semana incluiu plasticina caseira. Fizemos os 3 juntos, já que essa costuma ser uma das partes preferidas deles. Fiz a receita habitual, mas juntei as pétalas das flores para dar a cor amarela e para criar alguma textura! Ficou completamente diferente do habitual, menos maleável, mas acho que deu uma boa experiência sensorial.
Receita
- 2 taças de farinha
- 1/4 taça de sal fino (tem mesmo que ser sal fino)
- 1/2 taça de água morna
- 1 colher de sopa de óleo (já experimentei de coco e não gostei tanto da textura, mas melhora muito o cheirinho).
- Corante, neste caso, flores. Podem usar legumes para as diferentes cores
Eu misturo bem os ingredientes secos, depois junto a água e o óleo. Têm que amassar muito bem, como se fosse uma massa de pão, até não colar às mãos. Podem ajustar os ingredientes, caso seja necessário, eu tenho que juntar quase sempre mais farinha! Depois dividem em várias bolinhas, dependendo do número de cores que querem usar e juntam o corante alimentar. Neste caso, como queria colorir usando flores, juntei algumas na água e tentei esmagar bem as pétalas. Podem experimentar também uma receita em que precisam usar o fogão (ver aqui).Coloquem sempre no frigorífico para conservar, dura muito mais tempo.
Brincar com massa de moldar é uma experiência sensorial muito rica e versátil. Usem a imaginação, não precisamos usar sempre formas e rolinhos, podemos dar-lhes outros materiais para que eles construam pequenos mundos imaginários. Os mais pequenos ficam sempre entretidos a colar todos os materiais na plasticina, podem ajudar a esticar a massa e acreditem que eles fazem o resto sozinhos. Os mais velhos já são capazes de criar e imaginar e ficam imenso tempo a brincar. Experimentem!
Livros
Inventário de Flores e Inventário de Àrvores
Começa numa semente – Disponível na Lazy Baby Studio
Natureza – Dicionário de Imagens
Fiquem atentos às próximas atividades porque ainda vai sair mais um artigo com natureza e flores.
Podem ver vídeos e mais detalhes sobre cada atividade no nosso Instagram. Segue-nos!
Comentar