O inverno já vai a meio e temos feito várias atividades giras cá por casa inspiradas nesta estação do ano. Nunca imaginei vir a gostar tanto do frio, já que dá para fazer tantas coisas giras. Adoro ver a forma como, de uma forma tão natural, a Laura aprende imenso vocabulário, sabe o que significa inverno, o vestuário que se usa nesta estação, as cores mais habituais, não se cansa de falar em chuva e neve, galochas e guarda-chuvas. A maravilha de os envolver assim com a realidade, com o meio que os rodeia, é que eles aprendem espontaneamente, e eu não me canso de observar isso.

Temos também tentado associar outros conceitos, mantendo o tema, como as formas, as contagens, a leitura e escrita (para o Gui), os animais, as sequências e as tonalidades.

Formas e o inverno

Este jogo super simples tem sido muito usado cá por casa. Permite trabalhar as formas, mas também sequências e cores.

Material:

  • Base (pode ser cartão ou contraplacado, podem pedir para cortar à medida em lojas como o Leroy Merlin)
  • Formas em Eva de diferentes cores
  • Velcro

Depois só precisam desenhar as formas na base, colar o Velcro, eu usei um já em círculos, recortar as formas e está pronto a usar!

Motricidade fina

Fizemos também alguns jogos que permitem trabalhar a motricidade fina e treinar o movimento pinça.

Criatividade

Já tinha visto este género de atividade e queria muito replicar! Como sabem, a Laura adora pintar, mas ainda não tínhamos feito uma tela, por isso, achei a oportunidade perfeita.

Só precisam:

  • Uma tela, ou folha branca
  • Molde em cartolina preta (o objeto ou animal que quiserem
  • Fita-cola dupla face para colar o model na tela
  • Tintas

Colem o molde no centro da tela, com fita-cola dupla, nós escolhemos um urso polar. Depois deixem que a criança pinte livremente! No final, basta descolar o molde, vão adorar o resultado.

Escrita e linguagem

O Gui está na fase de se interessar por letras, sons e palavras. Tenta descobrir qual a primeira letra de cada palavra e já consegue escrever pequenas sílabas, quando o ajudamos a soletrar. Não temos qualquer objetivo que ele aprenda a ler antes da escola primária, mas também não vamos contra os interesses naturais dele, aliás, basta lermos um pouco sobre a pedagogia montessori para vermos que existe um período sensível da linguagem por volta desta idade e que, muitas crianças, mostram interesse em aprender a ler quando têm cerca de 4 anos. Podemos preparar algumas atividades que os ajudam a trabalhar estas competências de forma divertida, através de jogos. Neste caso, fiz uns cartões miniaturas com as palavras, para o ajudar e não o deixar ficar frustrado por não saber escrever. Podem fazer uma espécie de jogo do logo até completar um cartão.

Uma forma de trabalhar a linguagem com os mais pequenos é através de jogos de sequência que contam uma história. Acaba por ser uma primeira fase, que antecede a leitura. O objetivo é construir a sequência e ir descrevendo o que vemos em cada cena. Este jogo é indicado para 2 anos e a Laura adorou. Tem mais sequências, mas usei apenas as que estavam mais relacionadas com os temas que temos estado a trabalhar.

Usei as tintas do Ikea.

Podem também fazer download dos cartões dos animais dos pólos aqui.

Divirtam-se!

Para verem mais atividades, sigam-nos no instagram – @no_colo_da_mae