Estamos todos em casa e começa a ser cada vez mais complicado ter ideias para entreter as crianças. Muitas famílias apercebem-se que nem sequer têm muito material escolar e de artes manuais em casa e, neste momento, pode ser um problema tentar comprar. Mas calma, há solução! Porque não fazer tintas em casa, utilizando apenas alimentos?
Curiosos? Então vamos a isso, é bastante simples, prometo.
Receita básica (sem muitos ingredientes, sem precisarem de fogão ou grandes habilidades)
- 1/4 chávena de farinha (qualquer uma)
- 80ml de água morna
- 1 colher de sopa de sal fino (opcional, ajuda a conservar)
Podem colocar todos os ingredientes numa liquidificadora, torna-se ainda mais fácil.
No final, basta juntar o corante desejado e voltar a mexer bem. Pode ser corante alimentar de compra, caso não tenham em casa, podem usar corantes naturais, ou seja, obtidos a partir de alimentos.
Durabilidade: 1 mês (guardar no frio)
Corantes Alimentares Naturais
Para obter o corante podem usar vários métodos. Uma das opções é colocar diretamente na liquidificador ou processador e triturar tudo junto até obter uma mistura homógenea.
É também possível cozer o alimento, como no caso da cenoura e beterraba, e no final triturar à parte, até obter um líquido colorido e coar para retirar os pequenos pedaços.
Se utilizarem especiarias, podem colocar diretamente na mistura de farinha e água até obterem a cor pretendida. Podem ainda misturar a especiaria com água morna para um corante líquido e que pode ser usado posteriormente.
Vermelho/Rosa
- Beterraba – Cozinhar, triturar e coar.
- Morango – Triturar diretamente ou tentar obter o corante deitando açúcar por cima dos morangos.
- Framboesa
- Doces
- Groselhas
- Pimentão vermelho
Laranja
- Cenoura – Cozinhar, triturar e coar
Amarelo
- Noz moscada
- Açafrão
- Curcuma
- Caril
Verde
- Espinafres – Triturar diretamente em água ou na mistura de farinha. OU Cozinhar, triturar e coar.
Azul
- Couve roxa – Cozer a couve roxa e retirar a água. Juntar uma colher de bicarbonato de sódio e o roxo torna-se azul.
Roxo
- Mirtilos
- Couve-roxa
As cores podem também ser combinadas, por isso, podem apenas fazer as 3 cores primárias e depois misturar até obter as restantes. Ainda assim, acho que é mais interessante se utilizarem os vários alimentos, deste modo, a criança participa neste processo, aprende mais sobre as cores, sobre legumes, frutas e especiarias e tem uma experiência sensorial mais completa, já que juntamos os sentidos olfato e paladar.
Lembrem-se sempre que uma parte muito importante deste tipo de atividades é o processo todo. Se a criança estiver envolvida nos preparativos, se misturar os ingredientes, combinar as cores, realizar transferência de líquidos…estará a aprender e brincar, mesmo que no final até não queira pintar tanto tempo como imaginámos. Por isso, nunca invistam muito tempo a preparar as tintas (e não o façam sozinhos sem as crianças), porque vai aumentar a expetativa e consequentemente a frustração caso não resulte como imaginado.
Vantagens:
- Experiência sensorial rica
- Apto para crianças de todas as idades, incluindo bebés
- Mais económico
- Sem químicos ou produtos tóxicos
- Não mancha
- Não prejudica a pele das crianças
Sugestão:
Pedir que a criança adivinhe os alimentos que podem utilizar para obter cada uma das cores.
Divirtam-se e partilhem comigo o resultado!
Comentar