Todas as mães têm super-poderes! Todas as mães sabem dicas preciosas, segredos bem guardados. As mães aprendem coisas inimagináveis quando se tornam mães. Aprendem magia! Sabemos sempre alguma coisa, não é à toa que precisamos tanto das nossas mães ou de recorrer a outras mães durante a gravidez e maternidade em geral. Nem sempre nos lembramos de partilhar algo que fazemos e que resultou connosco (e não, não falo de sermos as melhores mães do mundo sempre prontas a criticar e a lançar o nosso conhecimento sem este ser solicitado), falo de dicas. Vou juntar algumas minhas e o meu desafio para vocês é que juntem algumas vossas nos comentários 🙂 o que dizem?

Não preparar tudo com demasiada antecedência
Do Gui íamos morrendo de tédio nas últimas semanas, literalmente mudei coisas de um lado para o outro no quarto dele só para ter o que fazer! Chegamos sempre ali às 30 semanas em pânico se não tivemos 300 mil artigos comprados, os cortinados no lugar e umas quantas listas vistas e revistas para nos certificarmos que temos até ao último cotonete necessário. Calma!

Evitem as tarefas pesadas para o final.
Se tiverem mobília para escolher e montar, isso sim poderá ser com maior antecedência

Durante a gravidez o tamanho das nossas mamocas aumenta.
Em vez de comprar soutiens maiores, comprem logo de amamentação e comecem a usar
, são confortáveis e já estão a fazer compras para futuro.

O mesmo se aplica à roupa, escolham sempre roupa já a pensar se será prática durante a amamentação.
Fechos e botões, alças largas e fáceis de descer são essenciais. Vestidos sem essas condições, podem esquecer, não podemos usá-los.

Gelo no frigorífico! Podem precisar dele nos dias depois do parto 🙂

Deixem uma lista de roupas que gostam, de artigos que possam faltar.
Uma coisa é não corrermos a comprar tudo, outra é não planear. As mães normalmente querem ser elas a escolher tudo, por isso, preparem a lista e certifiquem-se que o Pai ou algum familiar depois poderá ir buscar aqueles artigos em caso de emergência.

Informem-se muito sobre amamentação (se o pretendem fazer), tenham à mão contactos de conselheiras de amamentação (CAMs) que poderão ajudar-vos muito mesmo (mais do que infelizmente na maioria dos hospitais). A ajuda certa faz toda a diferença no sucesso da amamentação.

Nas semanas antes do parto façam uma limpeza geral ao vosso armário.
Coloquem à mão as roupas mais largas e práticas e as roupas que poderão usar durante a amamentação. As outras metam lá para os fundos do armário, só atrapalham e não ajuda nada estarem a experimentar 10 camisolas e calças e irritarem-se porque estão justas ou não assentam como antes. Respeitem o tempo…não vale a pena estarmos a massacrar-nos!

Se não têm roupa prática, pode ser bom comprar alguma…calções ou leggins e camisolas leves. Não precisamos passar o dia em pijama, há roupa de “andar por casa” super gira e confortável e vocês vão precisar.

Se conseguirem orientar algumas refeições, perfeito! No meu caso tive a sorte de a minha mãe ter estado o primeiro mês de Gui connosco, logo, não me preocupei nunca com comida nem roupa! Mas se não tiverem esta vantagem, então simplifiquem, especialmente se já for o 2º filho. Congelem sopas para o mais velho sempre que possível. Nas últimas semanas, comecem a fazer comida a mais que possa ser congelada em doses já prontas a comer. Encontram imensos blogues sobre isto, com sugestões espectaculares para simplificar a vida na cozinha.

Se estiverem grávida dos 2º filho, tracem bem o plano para o vosso filho mais velho.
Escolham a pessoa com quem o vão deixar no dia do parto e definam alternativas. Se for alguém com quem o vosso filho está habituado a ficar, óptimo, caso nunca o tenham deixado, podem sempre aproveitar a gravidez para o habituar a estar com essas pessoas algumas horas para poderem ver a reacção. Convém prever imprevistos como uma ida para o hospital a meio da noite.

Resguardos descartáveis, eu recomendo!
Foram super úteis nos primeiros tempos, pode parecer uma compra desnecessária mas dão um jeitão por todo o lado.

Resguardo na vossa cama…nunca sabemos quando vão rebentar as águas, se têm amor ao vosso colchão, pode ser uma boa opção pensar nisto.

T-shirt pele com pele. Adoro estas camisolas! Não precisam ser específicas para este efeito como as que comprei… podem ser t-shirts largas ou que já usaram na gravidez, mas que assegurem o contacto pele com pele. Podem não usar mesmo nada, que é ainda melhor 🙂 mas estas comprei para a maternidade para me sentir mais resguardada e porque o plano é não vestir logo a Laurinha.

3X_01700_0146_6433_1

 

 Definam à partida as visitas que querem receber ainda na maternidade e passem a informação.
Uma boa dica é, por exemplo, caso enviem mensagem aos amigos e família a informar o nascimento, escreverem logo algo como “assim que estivermos em casa e prontos para visitas informamos”. Ninguém leva a mal e se levarem, paciência 🙂

Não alinhar logo no discurso do “o bebé deve dormir em qualquer lado, com barulho e luz para se habituar”.
Nem todos os bebés são iguais, há bebés que dormem melhor uma sesta em silêncio ou mais recatados, façam a experiência. Façam as sestas com eles, se o fizerem pelo menos numa das sestas, vão ver que ele dorme muito melhor e vocês também se sentirão melhor!

Quando ficam sozinhas com o bebé no início, por vezes nem tempo para beber água ou comer terão.
Tenham sempre uma garrafa de água por perto, especialmente a amamentar. Deixem fruta pela casa, ao lado do sofá, ou na mesa de cabeceira. O marido ao sair de casa pode deixar o pequeno-almoço feito e ao vosso lado para facilitar. 

A dica mais importante: Sigam o vosso instinto, SEMPRE!
Sem medos, vocês vão sempre saber o melhor, vocês vão ser as pessoas do mundo que melhor conhecem o vosso bebé, coragem e confiança.