Esta semana fizemos atividades à volta do tema “A Família”. É um tema muito versátil, porque podemos fazer várias atividade à volta do conceito de família, da nossa própria família, podemos usar animais, podemos fazer conjuntos, por aí fora. Além disso, é um tema fácil de adaptar às várias idades. Os mais velhos já conseguem fazer uma árvore genealógica, por exemplo, ou desenhar…mas também os bebés, logo a partir dos 3 meses, vão adorar ver fotos de caras familiares, sabiam que é possível fazer um mobile apenas usando fotografias dos pais ou irmãos?
Caixa de Atividades
Tema: A Família
- Livro “Quem sou eu?” Toca, adivinha e Sente (Animais bebé)
- Livro “Crias Selvagens” Tira e Toca (animais destacáveis)
- Livro “Mamã”
- Jogo cartões família (fotografias membros da família)
- Conjunto animais
- Massa colorida
Leitura
Escolhi 3 livros diferentes para esta semana e pertencem todos à biblioteca, assim, podemos devolver e trazer outros para o tema da semana seguinte.
Dois deles são sobre animais bebés e são super giros para a idade da Laura.
Os bebés adoram abas para levantar, neste livro, têm que adivinhar qual o animal atrás de cada aba. Para além disso, tem o pêlo do animal para sentir. Adorei o livro e brincámos imenso com ele, vou ter pena de o devolver.
Este tem as crias de animais selvagens e também é divertido, porque para além de livro, acaba por ser um puzzle. Os animais são destacáveis e permitem fazer outras brincadeiras à parte.
O livro maior serve para a leitura antes de adormecer e já inclui o mano. Eu adorei as ilustrações, ora vejam.
Lógica, Aprendizagem e Vocabulário
Os dois livros de animais serviram para muitas das brincadeiras desta semana. Adivinhar os nomes, descobrir as famílias. Falar de papás, mamãs e bebés. Imitar o som dos animais.
O jogo que a Laura mais gostou e que, sem dúvida, lhe captou mais a atenção foi o dos cartões com cada membro da família. Já tinha feito parecido quando a Laura tinha cerca de 3 meses. Podem fazer isto com os bebés pequeninos, imprimir fotografias vossas e colocar no berço, ou simplesmente mostrar ao bebé quando estão a brincar. Eles adoram!
Escolham apenas os membros mais próximos se a idade do vosso bebé for parecida com a da Laura e depois podem ir juntando cada vez mais cartões! Este jogo pode ser usado em todas as idades, é muito fácil de adaptar. Por exemplo, os mais velhos já podem saber os nomes de cada membro da família, adivinhar as letras que faltam, descrever as características físicas… Para os mais pequenos, basta deixá-los explorar as cartas, enquanto lhes repetem os nomes. Podem também colar numa parede, ou imprimir em papel íman e colar no frigorífico.
Atividade sensorial
Esta semana fizemos massinhas coloridas para a nossa caixa sensorial. Já queria experimentar há imenso tempo, porque fica um efeito tão bonito. As massas podem guardar e usar em tantas brincadeiras diferentes! Servem para outras caixas sensoriais, podem usar para ensinar as cores, para fazer colagens, para ensinar sequências, ou simplesmente para os deixar mexer e passar de um recipiente para o outro.
O que precisam?
- sacos de congelação (ou sacos normais, frascos…)
- corante alimentar
- vinagre
- massas variadas
Basta colocarem 1 colher de vinagre e corante da cor que pretendem no fundo do saco, juntar as massas, fechas o saco e agitar muito bem até todas as massas estarem coloridas. Passados 10min, voltar a agitar. No final, espalhar todas as massas num tabuleiro com papel vegetal e deixar secar durante 1 noite (pode ser na rua durante o dia), para secar completamente e diminuir o cheiro do vinagre. Em vez de corante, podem usar tintas.
Eu deixei-a explorar primeiro, ouvir o som das massas, sentir a textura e descobrir as cores. Dei-lhe um frasco e ela começou imediatamente a colocar massas lá dentro e depois a despejar novamente o frasco para a caixa.
A atividade consistia em esconder as crias dos animais nas massas para ela encontrar e juntar à família correta. Ela não ligou muito a essa parte, obviamente, quis foi espalhar as massas e brincar à vontade e foi isso que fizemos a maior parte do tempo. A caixa foi usada várias vezes durante a semana e serviu também para o Gui se entreter no final do dia.
Mais coisas desta semana:
- Fomos à biblioteca
- Brincámos no parque (ela desceu umas 40 vezes o escorrega comigo e eu fiquei K.O.)
- Fizemos bolinhos
- Brincámos ao carnaval
Acima de tudo, ela adora caminhar, explorar, correr, andar…tudo o que esteja relacionado com movimento! Dos 12 aos 18 meses, a predisposição deles é o desenvolvimento físico e devemos dar-lhes condições para que possam treinar essas capacidades. Espaços amplos em que possam andar em segurança sozinhos, pequenos degraus para subir e descer, rampas, obstáculos, túneis, ensiná-los a descer e subir para a cama e sofá… Se estiver bom tempo, então aproveitem a rua e deixem-nos mexer nas coisas e explorar. Não há nada melhor!
2019-01-20 at 10:42
Olá! Adoro as ideias para atividades para fazer com os mais pequenotes! 😀 uma dúvida: para os “cartões” com as fotos da família, imprimiu em papel fotográfico normal ou existe um papel melhor (mais “robusto”/ forte)? Isto porque gostaria de fazer igual com a minha filha mas ela de certeza que vai levar à boca (tem 10 meses).
Muito obrigada!
2019-02-07 at 08:59
Olá :)! O ideal será imprimir em papel normal e depois plastificar 🙂