Já sabia que este estado de graça abre portas a todo um novo mundo. O mundo em que, de repente, nos vemos completamente expostas. É como se qualquer pessoa nos pudesse falar, até tocar na barriga, mesmo que nunca nos tenha visto na vida. Tem o lado fofinho, as pessoas sorriem-nos nas caixas dos hipermercados…mas tem o lado assustador de estarem numa esplanada e ouvirem “de quanto tempo está?”
Eu não levo a mal, honestamente já me afectou mais…nesta gravidez quase nada me atinge. Mas não posso deixar de fazer um apanhado aos melhores comentários que se ouvem.
Tens a certeza que é só 1? São gémeos, só pode”
Variante: Não tens quase barriga, estará tudo bem?
Really? Isto pergunta-se? Nunca vos passou pela cabeça que a grávida que ouve isto fica sem saber o que dizer? Fica a sentir-se uma gigante autêntica, uma barriga com pernas… Amigos, isto não se pergunta. Se fossem gémeos, acreditem, eu teria dito. Fiz esta semana a morfológica e até ver, é mesmo só um bebé!
Quanto a comentários sobre barrigas demasiado pequenas, nunca me aconteceu, as minhas são sempre enormes! Mas acredito que esse comentário afecte igualmente quem o ouve, lá ficam as mães, especialmente de primeira viagem, a matutar se estão a gerar um anão!
Só de 15 semanas?? Pensei que estavas quase a parir!
Variante: Já 38 semanas? Mas nem pareces grávida!
Obrigada! Eu ainda não tinha reparado que a minha barriga era enorme…juro!
Quanto já engordaste?
Ora vamos lá ver, isto não se pergunta às senhoras, toda a gente sabe. Sim, uma grávida continua a ser uma mulher? Surpreendidos? O pipi continua no mesmo sítio, as hormonas ainda mais alteradas e a sensibilidade ao rubro, por isso sim, mais mulheres que nunca! Logo, essa pergunta? BIG NO!
Obrigada Beatriz pela melhor resposta do mundo, deixo-vos a sugestão:
“Não sei, não pretendo ser vendida ao quilo!”
Quanto tempo? Ah, ainda não são 12 semanas? Ui, então não te apegues muito à ideia.
Apegar? Ao meu filho? Pffff…que parvoíce! Claro que não!
Não tens medo de depois não recuperar o peso? Tenho uma amiga que nunca mais foi a mesma, ficou enorme.
Só podemos agradecer perante isto. Podem sempre dizer que não, que odiavam as vossas pernas sem celulite e que agora se sentem melhor assim. Se quiserem mesmo ser más, respondam só que a gravidez passa, a estupidez não!
(a versão tenho uma amiga) Vocês dizem qualquer coisa, por exemplo, eu disse “posso ter apanhado um vírus complicado para a gravidez”
Resposta: Tenho uma amiga que apanhou e perdeu o bebé, já tinha 20 semanas.
…esta não merece comentários, certo?
Tens mesmo ar de grávida!
Ainda não percebi se esta é suposto ser um elogio ou uma crítica? Alguém me ajuda a perceber?
Já sabes o que é?
Gosto particularmente do termo “o que é”. Um bebé? Um ser humano? Tirando o meu filho que achou que era um cão, acho que são sempre bebés…
Foi um acidente ou programado?
Isto importa? Isto contribui para a felicidade de alguém? É suposto eu dizer: “olá, estou grávida, foi uma gravidez muito programada, tivemos relações dia x, y e z…”?
Nota: “acidente” também é muito bom!
Vais ter o terceiro?
Eu ainda nem pari o segundo, já me perguntam a toda a hora se quero outro!
Partilhem comigo as vossas frases grávidas, libertem-se! Digam comigo “Irrita-me”!
2016-06-17 at 10:29
O melhor foi mesmo quando estava grávida do segundo e me perguntaram se queria mesmo ter o bebé. Que ia ser mt complicado com dois. Entenda-se que ja tinha prai 30 semanas 🙂
2016-06-17 at 10:30
Essa é muito boa!! Devias ter agradecido terem-te aberto os olhos…assim podias fazer negócio no OLX! Oh santa paciência :P!
2016-06-17 at 10:51
Grávida do terceiro filho, terceiro rapaz, muito feliz! ” Oh! que pena, outro rapaz! Têm de ir ao quarto a ver se vem a menina…”
2016-06-17 at 10:53
Ah sim Carla, já tenho essas frases para próximo post 🙂 está a ser feito ahaha…porque ainda ficaram a faltar os comentários sobre o sexo dos bebés, isso sim irrita!! 🙂 parabéns pelo 3º rapaz, adoro ser mãe de um rapaz <3 por mim também teria 3 com muito orgulho!
2016-06-19 at 09:21
Àquela “do que é?”, respondi várias vezes : “é um bebé!” Ora o que havia de ser?! E depois lá vêm os comentários do sexo da criança…
Adoro ser mãe de rapazes! Planeamos ter 3 filhos e aqui estão! 😉
2016-06-18 at 17:37
Grávida do segundo menino e tb a delirar (por aqui o.sonho são 3 rapazes) e tb me dizem que à terceira “tenho que acertar”. E.quando eu digo que está tudo mais que certo perguntam: a sério que queres dois rapazes?? Não! Vou deitar um fora quando nascer o outro!!! Gente parva!
2016-06-17 at 11:07
Grávida do 1º, fui com o meu marido ao funeral da avó dele. Ao sair do cemitério, diz-me uma senhora que eu não conhecia de lado nenhum: “Não devia ter entrado no cemitério. A minha filha foi ao funeral da minha mãe e perdeu o bebé!” (hmmm, ainda bem que me avisa depois… e que eu não sou supersticiosa). Na mesma gravidez, contavam-me histórias de terror de partos de cunhadas. E uma pessoa perguntou-me se “essa criança tem espaço aí dentro?”
2ª gravidez, depois de contar ao meu chefe que estava grávida, ele pergunta-me se foi acidente. Já estava internada para ter a garota e recebo a visita da minha sogra (!) que se pôs a contar das perdas fetais que tinha sofrido.
3ª gravidez, quando deixei de trabalhar 2 meses antes do parto, quase ninguém se tinha apercebido que eu estava grávida (tive sempre barrigas pequenas). ” Ah, está grávida?! Eu pensava que era só assim cheinha!” Aliás, estava já de 9 meses e ninguém acreditava.
2016-06-17 at 11:14
Obrigada por partilharem estas “pérolas”! O que uma grávida tem que ouvir! Por acaso, na primeira gravidez também fui ao cemitério e várias pessoas me perguntaram como tive coragem, que podia perder o bebé, felizmente não sou nada supersticiosa.
O melhor mesmo são as histórias horríveis que insistem em contar-nos! A minha pior foi no dia do parto, a anestesista que me deu a epidural decidiu começar a falar sobre o que não sabe “ainda bem que não vai fazer parto normal, é horrível, hoje em dia não se justifica, as mulheres nunca mais ficam iguais sabe? levam os pontos, dói horrores e depois as coisas mudam”… A melhor parte? Eu ia fazer (e fiz) parto normal… Fiquei chocada e ela ficou super envergonhada!
2016-06-17 at 12:16
No início da minha gravidez não contei a ninguém, principalmente no trabalho, então na semana antes de vir de férias (quase 12 semanas) e no trabalho houve uma chica esperta que tem a mania de falar mal de todos que se virou para mim “olha lá, estás mais gorda não estás??– Resposta: Pudera então o homem só faz queijadas e coisas boas!!– “Nã, isso é mas é outra coisa”– Resposta: Ta cheia disso! 😛
Outra foi ja no fim da gravidez estava ja super inchada e havia uma rapariga que me dizia “Tas bué gorda”– Resposta: pois pois, em Janeiro passa e tu continuas assim!
Comigo não há papas na língua..
Há uns bons aninhos atrás estava de facto mais gorduchinha e fui com o namorado aos pastéis de Belém e estava a espera na longa fila quando o segurança de lá me diz em frente a toda a gente “A senhora pode passar, não está de bebé?” (OMG…respondi quase com a cabeça na areia que não)..a partir desse dia quando me perguntavam isso nalgum lado passei a responder “não, são só gases”..não pagava micos e ainda nos riamos da situação..
2016-06-17 at 12:39
Não ha nada como não ter papas na língua e dar as respostas à altura 🙂 as pessoas assim calam-se! O peso é normalmente o que mais se comenta, eu cá acho que é tudo inveja 🙂
ahahaha, adoro a resposta “são só gases”!
2016-06-17 at 21:34
Bem, eu grávida pela segunda vez e sempre com muita pouca barriga. Uma moça que vejo quase todos os dias grávida de mais uma semana do que eu. Super magra, logo a bolinha já se nota 🙂 Comentei com ela que agora já dava para perceber e a resposta foi: “Aí, tudo o que como é para o bebê!” Ok, e o que eu como é para quem, o vizinho do lado. Fiquei sem saber o que dizer. Dve ter dito isso porque eu sou mais cheiinha.
2016-06-18 at 02:51
Eu estou gravida e ouço com cada historia. As pessoas nao devem ter a noçao
2016-06-18 at 10:01
Ja engordada vinte kilos tive um infeliz amigo (note se que ja nem calcas de gravida que comprei me serviam)que me disse bem tu tas uma bola
Fora os ‘bitaites” do que podemos ou nao fazer ,comer etc minha gente ei tenho medica para alguma coisa!
2016-06-18 at 17:40
Uma das coisas que mais me irritava do meu primeiro era td a gente perguntar da amamentação ( para além de ter corrido.super mal e de ter dado em.depressao por causa disso). Um dia passo pelo trabalho, depois da ida ao centro de saúde, e diz um colega meu muito mais velho sem.nenhuma confiança comigo: ah tá gordo dá mama não dá?! Eu: não! O meu filho anda a fino e tremoços! NUNCA MAIS ME PERGUNTOU ND loooooool
2016-06-18 at 22:17
Comentarios tais como:
Foi planeada…
Como vao fazer???
Terceiro??? Valente!!!
Nao sao gemeos??? Barriga enorme!
Tas enorme!!! Olha que agora nao vais emagrecer tao cedo…
E uns dias depois de nascer pois foi cesariana ainda me tentam ceder lugar na fila das compras…ah ta gravida desculpe…ja agr…ta de quanto tempo e ja sabe o que é!
Enfim…
2016-06-18 at 22:22
estava eu acabadinha de sair da maternidade com a minha princesa e veio um vizinho dar os parabens e disse ao meu companheiro que agora ele tinha de acertar e fazermos um rapaz!!! mas quem disse que eu quero voltar a engravidar e que nao estou feliz com uma menina??? sera que so quando se tem rapazes e que se e macho e a sua existencia na terra tem sentido?!
outra foi tas gravida? mas nao se nota nada… nao tens barriga! o teu bebe deve ser muito pequenino tens de comer mais..nao te alimentas bem. quando ela nasceu ai nunca pensei que tivesses uma filha tao gorduxinha lol enfim realmente as pessoas nao sao nada sensiveis e parece que gostam de fazer estas perguntas e observacoes parvas..
2016-06-19 at 07:10
Também não sejam mauzinhos, já pensaram que a pessoa pode estar a tentar fazer conversa e sai essas coisas… Eu própria já fiz o comentário será que tens 2? A barriga era enorme lol não vi mal, aquela barriga é de gravidez não de gordura 😛
2016-06-20 at 21:34
Digo eu que esses comentário podem ferir as pessoas,eu por exemplo fiquei enorme e não me sentia nada bonita e quando me perguntavam isso ainda pior..Mas claro eu fazei o contrário com uma grávida que quase não tinha barriga… não é por mal mas temos de ter mais cuidado…
2016-06-19 at 10:29
Estou grávida do terceiro e tenho 42anos tenho ouvido as maiores barbaridades da minha vida: Tenho duas lindas meninas…”tinhas de tentar o rapaz!”…fiquei tão feliz na segunda menina, ela não foi erro nem acidente. Se fosse mais uma menina ia ser tão amada como o menino…depois vem: “e que idade tens…pois devias pensar melhor…logo 3? 2 chegava.” e o meu bebé ainda tem que ouvir que era melhor eu abortar!(mata-lo) e ainda…”nunca mais o teu corpo vai voltar ao normal!” Obrigada…mesmo assim estou feliz por morrer gorda e Feliz!
2016-06-19 at 18:05
Estou como a Vera! Aqui o que mais me tem irritado é o facto de já ter uma miuda (que note-se foi mesmo o que nós queriamos) e agora queriamos outra miuda… mas como vem a caminho um miudo há muita gente a dizer que agora sim, agora é que fizemos a coisa como deve ser… só porque é um menino… e não porque ficamos com um casal….
2016-06-20 at 08:50
Faço hoje 38 semanas! E como é de esperar com este estado e calor, tou inchada… todos dias me dizem o mesmo. Já aborrece! Da próxima vou responder “ainda tu n viste o que é que tenho realmente inchado”. Há pessoas que têm que levar destas… Bah!
2016-06-20 at 18:31
Houve uma vez uma infeliz que perguntou ao meu marido (vendo as nossas gémeas), comigo ao lado: “Aahhhhhh, que giras! São tuas?” Juro que me deu vontade de lhe responder à letra, mas só consegui ficar calada perante semelhante estupidez…
2016-06-20 at 21:42
Ahah adorei tudo o que li…pelo facto de me ter feito rir de tanta gente parva que não tem vida própria. ..Estou grávida de 32 semanas e tenho uma barriguita grande ja de mês a mês vou ao meu local de trabalho entregar a minha baixa e de todas as vezes tenho de ouvir as minhas “coleguinhas” com todo o tipo de comentários. ..o última foi “ahh ja estas toda esticada “opa a serio? Sim fiz uma plástica a barriga…desde chamarem me gorda inchada repararem e dizerem E
Estas mais gorda nas pernas e na cara mas também estas nos braços…enfim…devem querer que ponha baixa por depressão para não voltar ao trabalho….enfim…vida de gravida linda…cheia de inveja a volta
2016-06-20 at 22:36
E mostrar a barriga à sogra porque o bebê está a dar mais uma das suas 200 cambalhotas diárias e ouvir “ahhh estas com a barriga toda partida!!! Não tens posto creme pois não?? Tens que usar o meu de azeitona esse é que é bom”! É claro que os 2 quilos de creme para estrias que uso diariamente não chegam o dela e que o bom!
2016-06-21 at 19:24
Estou grávida de 38 semanas (faço amanha) e o que mais me irrita é estarem sempre a perguntar “então, nunca mais nasce”. Irra que será que não percebem que os bebês precisam de ficar na barriga da mãe até pelo menos as 38 semanas? Ando a ouvir esse comentário desde as 33 semanas!!!
2016-06-21 at 19:29
Já grávida de 24 ou 25 semanas ainda me diziam tensca certeza que estás grávida se estiveres deves estar enganada no tempo,ou depois de nascer esse bebé é teu mas como nunca te vi grávida.
2016-06-21 at 21:35
Sou mãe de terceira viagem e das primeiras não levei os comentários a mal. Mas eu não esperava engravidar uma terceira vez e levei os 7 meses a aceitar, portanto todos os comentários me irritavam e cheguei mesmo a ser mal educada de cada vez k a mesma pessoa me fazia a mesma pergunta de cada vez k me via. Mas a k mais me irritou nem foi durante a gravidez… foi já uns 4 meses depois de ter a criança uma senhora voltou-se para mim e disse ” agora ficas-te mais gorda”! Saltou-me a língua e respondi ” a vizinha tem espelhos em casa??? ” acabaram logo com os comentários sobre o meu peso!!!!
2016-06-22 at 00:20
Gosto particularmente de todos os meus amigos acharem que tenho fome 24 horas/dia. Então cada vez que comem alguma coisa esticam logo a comida:
“Queres?”
“Não obrigada”
“Não queres????!!! Mas porquê? Tas grávida!”
E então? Sou obrigada a comer este mundo e o outro?
A outra é “aproveita pq estes momentos na gravidez são únicos” really??? Em pleno verão, pés inxados, mãos inxadas, pés nas costelas, hormonas a mil, a roupa fica colada entre as mamas e a barriga… momentos únicos sem dúvida ah ah
2016-07-23 at 20:58
Tenho uma menina com 3 anos e estou grávida de 35 semanas de gémeos…Já devem estar a imaginar os comentários das pessoas quando digo que são dois! O mais bárbaro foi mesmo um: “Que horror!” Também me perguntam se foi natural ou com tratamento…
E agora que a minha barriga está enorme, muito descida e é toda empinadinha para a frente, dou com pessoas a olharem para mim descaradamente e lá sai um: “Ai credo, ai jesus”!…É muito bom de se ouvir!…Confesso que já nem gosto muito de sair à rua ou então quando saio passo a vida a fazer cara de má, quase a rosnar e a pensar para mim: “sim minha senhora são dois!”…
E quando me perguntam o que é e eu respondo que é um menino e uma menina: “Ah são gémeos? Ah são dois?”…Daaaa!
Há também aquelas histórias do tipo: ” Ah tive uma amiga que também estava grávida de gémeos mas perdeu um/ou os dois e também já estava com as mesmas semanas que tu”!…
Mas o que mais oiço agora é mesmo: “Ah agora já fica por aí, vê lá se fazes já a a laqueação antes que venham mais dois”…É que parece que de repente toda a gente pode e tem de saber da minha vida e ainda dar palpites e tomar decisões importantes por mim! E se eu quiser ter mais filhos??? Se me calhar o euromilhões um dia, ainda vou ao quarto!!!
2016-07-26 at 10:38
Antes de mais, muitos parabéns pela gravidez <3 <3 e a dobrar! que bom <3! Adoro famílias grandes, certamente vai ser uma alegria enorme nessa casa. Espero que corra tudo maravilhosamente bem, está na recta final, agora mais do que nunca, tente isolar-se desses comentários, pense nos seus bebés aí dentro, concentre-se em si e na gravidez 🙂 o resto é secundário e pelo menos podemos rir-nos disso um dia!
Um grande beijinho para os 5!
2016-08-03 at 10:11
OLá Olá a todas! Estou gravidissima tambem de 35 semanas e 4 dias, e estou com uma barriguinha, diga-se que razoavelmente boa de tamnho, mas não é por esse facto que n ouço tdo o tipo de comentários, mas sabem que mais, as pessoas querem é meter conversa, e a maior parte das vezes como n sabem o q dizer, inventam! lol por isso levo todo na desportiva, e aproveito para gozar com a situação, pois principalmente quando estava a trabalhar e a atender ao publico, ouve.-se de TUDO!!
Um comentário que fazia sempre quando alguem opinava ou sobre o nome, ou se era menino ou menina, ou se a barriga estava grande ou não, era q ia fazer uma caixinha, e que para dar opinião tinham de por lá uma moedinha ;P percebiam logo!!
2016-08-03 at 13:07
É fantástico ver pessoas primeiro a questionar se estava grávida e de 20 e poucas semanas e a com uma barriguita jeitosa, só tive tempo de responder “Eu grávida?? Nã!!! Meti-me na cerveja e fiz barriga”, de seguida felicitam-te e a dizer que estás fantástica, mal viram costas só ouço, está tão gorda!!!! E eu só tinha aumentado 2 kg….!!!! Se não estivesse a trabalhar na altura, dirigia-me à pessoa e dizia-lhe “É um bebé que vem ai é normal que queira crescer!!! dahhhh”
2016-08-03 at 13:17
OMG!!!
Todas escolhidas a dedo.
Estou de 24 semanas e a verdade é que parece mesmo que estou quase na recta final. Da primeira gravidez foi igual mas nem dei importância ao que ouvia. Tenho uma menina com 8 anos e agora vem um menino.
“Ah, agora é que o pai fica todo contente com um rapaz…” Não !!! Ele até queria outra menina!!!!
“Mas agora já vem tarde!”
Porquê? Está-me a chamar de velha por ter 40 anos?
“Com essa barriga tão grannddeeee são dois de certeza, deus queira que não, senão coitada…” E?!?!?! É Você que os vai criar???
“Já não consegue cortar as unhas dos pés pois não? ” Sim, depois vou lá á sua casa para me as cortar.
“Veja lá cuidado com o que come para não engordar!!”
“Está quase?!?!” Não, é só em novembro. “Ohhhh, coitada!!! Ainda falta tanto e com este calor e inchada. Não faz mal, estou o dia todo de papo para o ar e no fresco do ar condicionado.
E por aí fora. Melhor mesmo é responder na hora com cara de maluca e sorriso de mentecapta.
É que não há dia sem tesourinhos destes.
Força aí parceiras de gravidez!
2016-08-24 at 14:29
Eu quando estava gravida do segundo perguntavam-me se queria mesmo ter, se tinha a certeza…. ?! e passado uns dias dele nascer, houve pessoas que me perguntavam se queria ter o terceiro…. por favor…ainda nem me recompus e ja me falavam em ter mais filhos!!!!
Ah.. perguntavam-me quando ainda estava gravida se o bebe sentia o cheiro dos meus puns…. essa foi a pérola…. entre muitas outras, que confesso agora, deveria ter escrito…para mais tarde recordar!!!
2016-08-24 at 15:22
Mãe de 1°viagem é tudo novidade já ouvi barbaridades do genero não podes dormir de noite se não a tua filha acorda e não ouves, amamentar doi horrores, a pergunta qe mais ouvimos quantos quilos engordaste depois respondi sempre que vou comer a sua casa engordo mais , já está quase não é? E só tenho 25 semanas, estás grávida? Sim rsp da senhora estava te a fazer uma falta disse-lhe a senhora está a pensar ajudar a criar para estar preocupada , já sabes o qe tens ai? Engoli uma melancia deu este resultado ahah e nas filas no supermercado chego a caixa prioritaria e peço ao senhor educadamente se podia passar disse que sim quando virei costas ouço pois faço o que quiserem passem todos a frente virei me para trás e disse lhe está a ver a placa? Mas se o senhor estiver grávido pode passar não há problema nem me rsp ah e só tinha uma caixa de cotonetes
2016-08-24 at 23:53
Já estou na minha terceira gravidez e como já tenho um casal o que mais ouvi foi… “então já tinhas um casal e agora vais ter outro?” ou então… “Agora foste estragar o casal com mais uma menina”….. Lol. Mas quem sabe das nossas vidas somos nós caramba. Porque é que têm que se andar a meter. Aí a minha paciência…
Adorei todos os comentários …
2016-08-25 at 21:20
Quando há quase doze meses nasceu a minha filha e vinha com os horários trocados e à noite só chorava e toda a gente me dizia que era fome. Contrariada dei-lhe suplemento sempre a chorar e afinal ela continuava a chorar e a não dormir… Assim depois de umas semanas parei de dar suplementos e dei de mamar em exclusivo até aos seis meses e tentei ignorar os comentários… O que me valeu foi ter uma super mãe que sempre me ajudou!
2017-04-19 at 19:22
Irritou-me muito um dia em que estava com as hormonas ao rubro e fui tirar sangue. Enganei-me no lugar e quando finalmente cheguei ao sítio certo chorei (muito tola). A senhora que me atendeu (que não me conhecia, nem eu a ela) disse: “oh, está triste? É porque não foi programado?” As lágrimas pararam num segundo e não voltei a dizer uma palavra à mulher. Wtf?! Não percebo a que propósito uma pessoa faz uma pergunta destas a uma grávida… É tão ridículo.