Estamos no Natal, a verdade é que ainda não consegui partilhar todas as atividades que fizemos em outubro e novembro, mas como tenho recebido mensagens a pedir sugestões, vou mostrar já as de Natal, para que ainda as possam colocar em prática.
Deixo-vos 9 atividades que estão no nosso quarto de brincar por estas altura!
Atividade de contagem
Este jogo é muito simples e divertido. Como sabem, eu tento adaptar as atividades para que, tanto o Gui como a Laura, a possam fazer. Este é um bom exemplo, com o Gui conseguimos trabalhar os números e as pequenas somas, enquanto a Laura gosta de colocar o pompom no sitio correto, e já tenta contar, porque ouve o irmão. Podem acrescentar uma pinça, para poderem também treinar esse movimento.
Atividade de trespasse
Uma ótima forma de melhorar a motricidade fina, o Gui adorou esta atividade, ficou concentrado até ao final e feliz com o resultado. A Laura ainda não consegue, mas já passa em alguns dos furinhos. Perguntam-me muito a partir de que idade uma criança consegue concluir esta atividade e eu acho que depende mesmo do treino e se a criança costuma fazer exercícios de trespasse desde cedo. Com a Laura já treinamos este movimento há muito tempo, com objetos maiores. Testei este boneco de neve com crianças de 3 anos, habituadas a este género de exercícios, e concluíram sem grande dificuldade.
Pintar com carimbos de batata
As crianças adoram carimbos, estes são giros porque podemos fazer em casa, utilizando uma batata! Além disso, podemos criar o desenho que quisermos. Eu fiz com uma faca, mas a Joana do blog Just Natural Please deu uma excelente dica, usar um cortador de bolachas. No final, fizemos alguns enfeites para o Pinheiro!
Atividades de transferência
A Laura adora estas atividades, aliás, ela sempre que pode começa a fazer transferências com qualquer coisa. Podemos observar muito isso nas crianças, é uma tendência natural, eles ficam entretidos a passar objetos de um recipiente para o outro durante imenso tempo! Crianças mais pequenas podem usar a mão, crianças maiores, uma colher ou pinça. Aumentem o tamanho do guizo com crianças mais novas, e diminuam a quantidade, basta usarem, no máximo, uma 10 guizos, para que a criança não perca o interesse a meio.
Esta é uma outra versão, usando outro género de recipiente e uma pinça, em vez da colher.
Construir sequências
Costumo fazer este tipo de atividades com a Laura. Podem deixar que a criança encontre as imagens iguais à sequência inicial, podem completar parte da sequência e pedir que faça o resto, podem jogar ao jogo dos pares… é uma atividade que permite várias explorações diferentes.
Motricidade fina
Uma atividade fácil e ótima para desenvolver a moticidade fina. O objetivo é passar os guizos pelo fio.
Também podem optar por fazer enfeites, pulseiras,…
Crianças mais novas podem ter bastante dificuldade com guizos pequenos, por isso, ou optam por guizos maiores, ou então podem usar massas coloridas.
Receita para colorir massa aqui.
Decorar um Pinheiro de Natal
O quarto de brincar está sempre de acordo com o tema que estamos a trabalhar, estação do ano, ou época festiva! Queria muito um pinheiro de Natal para lá, por isso, nada melhor do que serem eles a decorar. Já desfizeram e refizeram inúmeras vezes, e é essa é a grande piada. Usámos enfeites feitos por eles, por exemplo, os que fizemos com os carimbos batata e também alguns que criámos com a atividade dos guizos, mas também molinhas de Natal.
Pintar um pinheiro de madeira
A Laura adora pintar, por isso, para não estar sempre a trabalhar a mesma técnica (pintar em folha), tento encontrar outros materiais, pequenos objetos, diferentes papéis, pintar na vertical… assim que vi este Pinheiro de madeira pensei logo que seria giro poder pintá-lo!
Se querem mais sugestões de atividades de Natal, sigam o nosso Instagram.
Boas brincadeiras!
Comentar