Desde que me conheço que nunca tive uma profissão que quisesse ser “quando fosse grande!”. Comecei a trabalhar com 16 anos, nas férias e sempre que podia. Tive várias profissões, mas nunca me senti verdadeiramente realizada! Tirei a Licenciatura em Ciências da Comunicação e uma Pós-Graduação em Jornalismo, mas quando exerci, percebi que não era o que queria (na prática, e eticamente, as coisas são muito diferentes do que aprendemos e do que idealizamos!).

Gosto de Yoga mas não sei o dia em que me apaixonei. Pela filosofia primeiro, depois pela prática, mas o gosto foi tomando outras proporções… sempre adorei lidar com crianças, depois fui mãe e descobri que a minha verdadeira vocação eram os mais pequeninos.
Uma gravidez planeada, mas inesperada tão cedo, fez-me mudar todos os meus pensamentos! De repouso em casa, li e estudei muito sobre o desenvolvimento infantil. O Gonçalo nasceu e todas as minhas prioridades mudaram! TODAS!
Aos 30 não se adiam decisões, por isso, pouco tempo antes de fazer 30 anos mudei de vida. Troquei um emprego estável (estável no ordenado, no resto não!) e fui tirar o curso de Yoga para Bebés. Decidi realizar algo que me fizesse feliz e juntasse essas duas paixões. Comecei a dar sessões a algumas amigas com bebés mais pequenos e a cada dia fico mais apaixonada! É maravilhoso! Não há muitas palavras que possam descrever o ambiente que se cria quando uma mãe faz os exercícios com o seu bebé! Ficamos de coração cheio… Há um enamoramento tão verdadeiro entre aqueles dois seres! Além de todos os benefícios que o Yoga traz, tanto para a mãe como para o bebé! Que falaremos da próxima vez.

Apesar de ter começado há pouco tempo, vou recebendo telefonemas e mensagens a perguntar “o que é isto do Yoga para bebés?” e mais pessoas a quererem experimentar. Quando me perguntam como é possível pôr bebés e crianças a fazer Yoga, eu respondo que sim, é possível e muito fácil!
Em primeiro lugar há que ter noção que o Yoga para bebés e crianças não é uma imitação do Yoga para adultos!
As aulas de Yoga Baby, que se iniciam aos 2 meses de idade, são momentos de partilha de amor, de ternura e de afecto, entre a mãe e/ou o pai e o bebé (até aos 7 meses o bebé pode ter a presença dos dois, mãe e pai).
Com o passar dos meses vão-se tornando momentos de diversão e de aprendizagem! Contam-se histórias e vão-se introduzindo as posturas, o que eles acham sempre imensa graça, ficam concentrados e muito atentos à espera da continuação. Canta-se e dança-se! Fazemos dinâmicas de movimentos, e de relaxamento.

Todos os exercícios são estudados e adaptados a cada estágio de desenvolvimento do bebé ou criança. Nas aulas Sunshine Yoga Baby & Kids trabalhamos algumas técnicas do Yoga e baseamos-nos em abordagens alternativas de forma a conseguir desenvolver em harmonia e equilíbrio as várias inteligências do bebé e da criança.

texto de Cidália Monteiro

 

Mãe do Gonçalo há 20 meses. Apaixonada pela maternidade, fã da vida e do amor.
Ser Mãe, entre muitas outras coisas, mudou-lhe a vida. Com o G., nasceram também outros sonhos e a determinação para os concretizar. 
A Cidália dá aulas de Yoga para bebés e crianças na Sunshine Yoga Baby & Kids e podem conhecê-la melhor na sua página pessoal aqui. Vai estar mais vezes pelo blogue para nos dar a conhecer o mundo incrível do Yoga para bebés e as vantagens que a prática desta modalidade trazem, não apenas ao bebé, mas também aos pais e à vida familiar. Fiquem atentos!

 

Foto: http://www.itsyogastudio.com/