Prometi-vos a nossa “lista de maternidade” , depois deste post, e cá está ela. Possivelmente, vão pensar que faltam muitas coisas e que outras são dispensáveis, acho que no fundo há sempre algo de pessoal nestas coisas e é por isso que é tão arriscado seguir uma lista de alguém.
Uma coisa é certa, nas listas que encontramos por aí há sempre artigos a mais! Acima de tudo, acho que muitos deles não são necessários no imediato, a nossa ânsia em ter tudo preparado antes do nascimento, faz-nos comprar por impulso e sob pressão, levando a erros. O mundo não acaba, o bebé nasce e temos imenso tempo para comprar tudo o que nos possa fazer falta, mesmo que por algum motivo a mãe não possa comprar, certamente há alguém disponível para o fazer. Outro aspecto que raramente temos em conta quando somos pais pela primeira vez é que o bebé pode fazer alergia a determinados produtos, por isso, nem sempre é boa ideia comprar em quantidade quando falamos de fraldas ou cremes.
Vou dividir a lista por partes, primeiro o quarto. Ter um quarto nos primeiros meses não é prioridade. Se podem e querem fazê-lo, então força, não há nada que dê mais gozo a uma mãe do que preparar o ninho do seu bebé. Se por algum motivo não têm ainda o espaço, ou simplesmente não querem fazer o investimento no imediato, ou o bebé nasceu antes do tempo e não puderam completar, calma, podem respirar fundo, o bebé aguenta bem sem um quarto cheio de decorações fofinhas que só nós vemos! Muitas vezes preparamos com tanta antecedência que acabamos por nos arrepender porque encontramos mais tarde artigos dos quais gostamos mais e acima de tudo que percebemos que o nosso bebé vai gostar mais. Não há pressa, podem ir preparando o quarto com calma.
Lista de essenciais para o Sono
- Mini-berço ou cama de grades (que permita ser acoplado à cama dos pais) – qualquer um serve! Ter um berço mais pequeno para os primeiros tempos é opcional, se não tiverem, a cama de grades adapta-se totalmente, só têm que fazer a cama no fundo para que o bebé não escorregue, ou poderão recorrer a um ninho ou redutor. Nós temos o berço Next2Me da Chicco ainda do Gui, por isso, vamos usá-lo. De qualquer forma, o plano é ela dormir connosco o máximo tempo possível. O Gui usou muito pouco a cama de grades até retirarmos a grade e ela fica em sidecar. Sem dúvida a opção mais fácil para os pais, o bebé tem espaço (caso se sintam melhor assim ou a cama for pequena) e continua ali pertinho, facilitando o sono, a amamentação e o vínculo mãe(pai)-bebé. Não tenham medo, se vos disserem que fica mal habituado, respondam que adoram que o vosso filho seja mal habituado a mimo e aos pais 🙂
- Saco-cama ou lençol com manta leve – Até aos 18 meses devemos evitar usar edredão na cama do bebé, por isso, optem por mantas leves, sem rendas, folhos ou fitas que possam enrolar-se no bebé durante o sono. O saco-cama (caso o bebé se sinta bem) pode ser uma boa opção especialmente para bebés de inverno. Se o bebé dormir na vossa cama, então o melhor é evitar o sobreaquecimento, temos sempre tendência a aquecer demasiado o bebé.
- Luz de presença – É dos artigos que não dispenso porque gosto mesmo de vê-los dormir! O Gui dormiu na nossa cama até aos 2 anos (ainda dorme muitas noites) e usámos sempre uma luz de presença, não gosto da escuridão total.
Artigos opcionais:
- Intercomunicador – Não é um artigo essencial para os primeiros meses (ou mesmo anos), pode ser comprado mais tarde. Se pretendem que o bebé fique no vosso quarto, não necessitam de intercomunicador. O Gui passou a dormir no quarto dele com 2 anos e nunca senti necessidade de ligar o intercomunicador, ele chama-nos e ouve-se perfeitamente ou vem ter connosco. Mesmo em bebé, acreditem, a não ser que vivam num palácio, vocês vão ouvir até o sussurro mais baixo do vosso filho, todos sabemos que as mães ficam com o sono mais leve do planeta! Se tiverem casa com dois andares, por exemplo, e se sentirem mais seguras, então força 🙂
- Móbile musical – Já falei sobre ele aqui. Não é que não seja útil, pode ser! Não é nos primeiros tempos do bebé. Um recém-nascido não vai apreciar um móbile musical a rodar por cima dele, pelo contrário, poderão irritá-lo ainda mais. Um dos grandes problemas dos bebés de hoje em dia é a estimulação excessiva. O bebé prefere um ambiente calmo, sem demasiados sons agudos ou luzes. O vosso colo, cheiro e maminha são o melhor móbile. Podem guardar a comprar para mais tarde ou incluir em listas para que vos possam oferecer! Não se precipitem. Podem até experimentar ver como reage o vosso bebé antes de comprar um. Podem ainda fazer o vosso móbile em casa, há imensas ideias giras e que os bebés apreciam muito mais.
- Protector de berço – No início também são dispensáveis até porque devemos evitar qualquer acessório no berço no qual o bebé possa encostar a boca. Mais tarde podem dar jeito se optam pelo berço de grades e quando o bebé já se mexe e vira sozinho. Há milhares de protectores, alguns são uma verdadeira tentação (nós temos um de mochos e casinhas que amamos), mas a verdade é que quanto mais básico e liso melhor, não só porque evitam fitas ou acessórios extra, mas também porque são mais fáceis de lavar e recolocar. O Ikea tem um branco básico que serve perfeitamente.
- Almofada anti-refluxo (ou outras do género) – A não ser que depois o vosso bebé seja diagnosticado com algo que justifique a sua compra, esta almofada é perfeitamente dispensável!
- Poltrona para amamentação – Nós tivemos a cadeira de balanço básica do Ikea quando foi do Gui e gostei muito, depois ficámos sem ela e agora comprámos novamente uma. Se querem fazer este investimento, dá jeito em algumas situações, podemos recostar-nos confortavelmente com o nosso bebé enquanto amamentamos ou simplesmente damos colo até adormecerem. Se não tiverem uma poltrona específica para este fim, calma, qualquer sofá pode servir (recorram a almofadas para ficarem mais confortáveis) e a verdade é que durante a noite amamentei sempre na cama, acaba por ser mesmo o mais simples…com o tempo já aprendem a nem se levantar.
Lista de essenciais para Higiene e banho
- Banheira – Desta vez optámos pela Tummy Tub (ou banheira Shantala) para os primeiros tempos e depois provavelmente usará a banheira do Ikea básica, ou duche ao colinho (o melhor!).
- Toalhas com capuz – Para mim são essenciais. Comprem logo toalhas grandes, assim dão para muito tempo o Gui ainda usa todas as toalhas que comprámos na gravidez.
- Tesoura de pontas redondas – ou corta-unhas caso se sintam mais à vontade.
- Escova ou pente – Neste caso a médica já nos disse que vem uma cabeludinha a caminho, tal como o irmão 😀
- Compressas – No nosso caso são mesmo essenciais porque só vamos usar compressas para limpar o rabinho. Compramos sempre online aqui, optamos por comprar em quantidade, fica mais barato e é mais prático :).
- Soro fisiológico – Ainda usamos para o Gui e vamos certamente usar com a Laura, para mim, artigo essencial.
- Toalhitas – Eventualmente podem precisar de usar toalhitas. Desta vez optámos por comprar uma embalagem de Water Wipes, são naturais, à base de água, logo, menos agressivas para o bebé.
- Fraldas – Esta é óbvia, não há como escapar. Podem sempre optar por fraldas reutilizáveis, cada vez mais vemos casais recorrer a estas fraldas, ou fraldas descartáveis. Do Gui usámos só Dodot deste o início. Agora comprámos as Libero. O segredo aqui é não comprar demasiadas do tamanho RN ou tamanho 1, são mesmo desnecessárias. Se querem investir, optem por comprar tamanho 2 ou 3, vão usar mais tempo.
- Termómetro para a febre – Convém terem um à mão, não queremos precisar dele, mas infelizmente acontece! Pela minha experiência, quanto mais simples melhor! Nunca nos demos bem com aqueles termómetros xpto de ver a febre no ouvido ou cheios de tecnologia. Um básico, de adulto por exemplo, é ótimo e mais seguro (e barato)
- Creme hidratante corpo, creme assaduras, gel de banho – Vejam as inúmeras opções em lojas como a Organii, Origami kids e Leva-me contigo. Optámos por ter cremes mais naturais, podem ser mais dispendiosos, mas duram uma eternidade. Lembrem-se de colocar sempre poucas quantidades e de evitar a sua utilização diária.
Artigos opcionais:
- Termómetro banho – Confesso que do Gui ainda usámos algumas vezes, mas depois percebemos que não faz sentido estar ali a medir a temperatura exacta! Nada melhor do que verificarmos a temperatura nós mesmos colocando, por exemplo, o cotovelo. Prefiro sempre que a água não esteja demasiado quente, mas depois com o tempo também vão percebendo como o vosso bebé se sente melhor.
- Móvel banheira ou mudador – Não me parece essencial. Se têm espaço e querem mesmo ter este artigo, claro que podem fazê-lo. No entanto, não acho prático um móvel que se transforma em banheira e vice-versa, ao longo do tempo torna-se só em mais um objecto que ocupa demasiado espaço na nossa casa. Na verdade, podemos dar banho com a banheira no chão e depois vestir o bebé na nossa cama. Tão prático quanto isso, lembrem-se, a ideia é descomplicar para poupar.
Lista de essenciais para alimentação
Acreditem ou não, não comprei nada. Não vejo nenhum artigo que possa ser verdadeiramente essencial. Caso não pretendam amamentar de todo e já saibam que vão tomar essa posição, então aí sim convém investir em biberões e todos os acessórios. Caso contrário, não precisam de nada, apenas muito amor e paciência para uma amamentação bem sucedida. O essencial aqui passa por terem uma CAM, ou pelo menos o contacto de uma à mão.
Quanto a bombas para retirar leite e todos os outros acessórios de amamentação, penso que podem deixar para quando forem de facto essenciais. Conheço imensas mulheres que nunca usaram a bomba, por exemplo. Conchas, mamilos de silicone, etc, são desaconselhados em situações normais, por isso mesmo, podem ser deixados para compras excepcionais caso venham a necessitar.
Neste campo, acho que o essencial é lerem muito sobre amamentação, aconselho ambos os livros da Constança Ferreira <3: “Os bebés também querem dormir” e “O livro da Magia das Mães”. Podem pesquisar no Facebook grupos de apoio à amamentação. Quanto mais informação fidedigna juntarem, mais fácil será de lidar com as fases mais complicadas da amamentação. Brevemente, teremos um artigo dedicado só a amamentação, fiquem atentas.
Lista de essenciais para o bebé
Depois existem aqueles artigos de puericultura pesada dos quais não podemos fugir:
- Cadeira para carro (ovo) – Podemos não utilizar qualquer carrinho, mas é fundamental ter o ovo para transporte no veículo. Se puderem investir na base Isofix, tanto melhor. Aconselho a leitura das normas de segurança, informem-se bem na APSI e adiram ao grupo de Facebook Movimento Viagem Segura onde podem encontrar a informação mais actualizada e tirar duvidas.
- Cadeira de refeições – Aconselho a que não invistam neste artigo logo durante a gravidez. Só irão precisar de uma cadeira depois dos 6 meses, logo, têm imenso tempo para escolher a melhor opção. A não ser que alguém pretenda oferecer antes, deixem esta compra para depois. Do Gui optámos por uma cadeira 3 em 1 que fazia mil coisas. Resultado: ocupa demasiado espaço, não é prática, difícil de limpar, nunca usámos como espreguiçadeira. Nunca gostei dela e acabou por ser arrumada. Para mim, nada mais prático do que a cadeira de refeições do Ikea ou uma semelhante. Eu sei que é tentador comprar uma cadeira super fofinha e quitada, especialmente quando somos pais de primeira viagem…mas verão que não é de todo essencial (a vossa casa também agradece o espaço).
- Sling de argolas e pano – Comprámos os dois. Para os primeiros meses podem sempre recorrer a opções mais económicas (provavelmente vão lavar mais vezes). Os panos elásticos são também uma boa opção, apenas recordo que duram menos tempo, se querem algo que possam usar durante os primeiros anos, esqueçam os elásticos.
Artigos opcionais:
- Carrinho de transporte – Duo ou trio, vocês decidem. As opiniões dividem-se, há quem utilize imenso a alcofa, há quem nunca tenha dado uso. Nós temos o trio da Chicco i-Move. Não tenho nada de errado a apontar, apenas que é um pouco espaçoso e pesado, mas nada do outro mundo. Desta vez não vamos usar carrinho, mas sei que esta é quase uma compra essencial. Apenas aconselho que experimentem bem na loja montar e desmontar o carro para verem se é rápido e prático. O peso e o espaço que ocupam na mala são também pontos essenciais. Não escolham apenas pelo design exterior porque depois na prática e no dia a dia isso pouco importa.
- Espreguiçadeira – Temos ainda a que nos foi oferecida para o Gui. Muitos bebés adoram dormir na espreguiçadeira e ficam relaxados, outros nem por isso. Por essa razão, mais uma vez, optem por uma simples, mais básica, sem demasiadas tecnologias. Assim, se o vosso bebé não gostar, não se sentem mal pelo enorme investimento em vão. No nosso caso, a experiência com o Gui disse-nos que ele sempre preferiu as coisas mais simples…a espreguiçadeira onde ele mais tempo se aguentava era numa básica da marca Zippy que os meus pais tinham em casa deles. A nossa é baloiço automático e ele nunca gostou muito, veremos agora a Laura.
- Ginásio ou tapetes – São úteis e divertem os nossos pimpolhos, mas não são essenciais. Podem comprar mais tarde, podem optar por um tapete mais simples, se não quiserem investir muito, não é grave. No nosso caso também temos o do Gui, por isso, esteve fora da lista.
No próximo artigo deixo-vos a lista só de produtos para as mães, vou mostrar-vos a minha mala de maternidade :)!
2019-09-05 at 18:16
Acabei de ler a sua publicação, estou neste momento a organizar este tipo de bens essenciais para a chegada do pequeno. Qual a opinião da banheira Chantalla? Estava a pensar numa shnuggle ou bubble nest da chicco . Obrigada