O Halloween este ano chegou em força cá a casa! Eu confesso que nunca liguei muito a este dia, tirando algumas festas de adolescência e durante a universidade. Nunca fui de porta em porta pedir doces, e nunca foi tradição decorar a casa.
Decorações, disfarces e pinturas faciais do Lidl.
Grinalda Urso Piurso (podem fazer o download gratuito)
Mas fui mudando ao longo destes 4 anos e meio de maternidade! E este ano, o Gui está super entusiasmado, por isso, claro que já nos contagiou em força. Quer saber tudo sobre o Halloween, anda fascinado com os disfarces e todas as decorações que vê. A Laurinha não liga tanto, mas vai atrás do irmão, reconhece abóboras em todo o lado, fantasmas e bruxinhas. Estivemos a decorar juntos o quarto de brincar e eu tentei adaptar algumas atividades, que têm sido um sucesso!
Pintar abóboras
Esta atividade foi feita a pensar na Laura, sabia que ela não seria capaz de cortar a abóbora, por isso, pensei numa forma que ela conseguisse decorar. O que a Laura mais adora fazer? Pintar com tintas!
Foi uma desculpa perfeita para darmos uso às nossas novas tintas, são naturais, da marca ökoNORM e podem encontrar na loja Rebento. Além de utilizarem apenas corantes naturais (totalmente seguros para as crianças) são ainda ecológicas! E vejam só estas cores magníficas.
Contar aranhas
Uma atividade simples com números e aranhas, que serve também para treinar o movimento de pinça, já expliquei em alguns posts a importância deste movimento, por exemplo, mais tarde quando aprendem a escrever, mas também em tantas outras atividades de vida prática. Neste género de atividade é simples aumentar ou reduzir o grau de dificuldade dependendo da fase em que cada criança se encontra.
Ler e escrever
O Gui continua na fase das letras, especialmente agora que voltou à escola, que o interesse voltou em força. Escolhi um livro sobre o tema e deixei que ele fosse escolhendo palavras que ouvia na história para tentar ser ele a escrever através do som. As letras em madeira são do Lidl.
Encontra o par
Pensei preparar uma atividade mais simples para a Laura e peguei numa das coisas que ela adora ultimamente: juntar pares. Recortei algumas abóboras numa feltros tão giros que comprei há uns tempos também no Lidl e está feito! Podem ainda desenhar olhos e boca, por exemplo, para ficar ainda mais giro.
Areia cinética Halloween
Aqui o objetivo foi pensar numa atividade sensorial! Queria muito testar uma receita de areia cinética que vi algures no Pinterest. Usei as mesmas 6 medidas de farinha para uma medida de óleo (pode ser vegetal ou de bebé) mas juntei uma chávena de puré de abóbora (abóbora cozida). Juntei o puré já frio, não façam como eu! Estivemos a fazer formas de abóbora, com várias expressões, ele adorou imitar e inventar motivos para as abóboras estarem zangadas ou assustadas. Depois brincou livremente com aranhas e insetos, fez casas, enterrou-as para as encontrarmos, enfim, tem sido a distração dele quase todos os dias.
As formas de silicone são da Tiger.
Aproveitem muito o Halloween e divirtam-se!
Comentar