As nossas casas são pensadas para os crescidos. Tudo está ao nosso alcance, não ao deles, obviamente. No entanto, podemos ajudá-los a desenvolver a autonomia e mostrar-lhes as pequenas coisas que eles conseguem fazer sozinhos. O Gui adora fazer coisas por ele, ver que é capaz. Adora acender as luzes, descalçar sapatos, ir buscar as pantufas, levar os pratos para a mesa, retirar loiça da máquina, lavar as mãos e limpar-se, ir levar coisas ao lixo, servir-se de sopa…enfim, uma série de coisas que eles são capazes e que nós por vezes desvalorizamos, achamos que ainda é cedo.

Deixo-vos 3 dicas muito fáceis de colocar em prática. Para a próxima, deixo-vos outras 3.

Dica 1 – Mini bengaleiro

bengaleiro

Bastou-nos colar dois suportes na parede, daqueles básicos do Ikea, à altura dele. No início tinha a foto dele por cima, mas ele fez questão de arrancar! Este mini bengaleiro já nos ajudou muito naqueles dias em que ele não quer vestir o casaco para sair, basta dizer para ele ir buscar o casaco que lhe apetece vestir, basta usar as palavras mágicas cá de casa “tu escolhes”.

Dica 2 – Cozinha ao alcance dele

movel

A loiça dele está toda ao seu alcance desde sempre. Obviamente isto também levou a que ele espalhasse muitas e muitas vezes tudo pela cozinha, mas com o tempo foi deixando de o fazer, perdeu interesse. Agora só lá vai para ir buscar o que precisa. Às vezes estamos a cozinhar e quando vamos à sala ele já meteu em cima da mesa o prato dele, um garfo e um copo :)!

Dica 3 – Sapatos à altura

sapatos

No armário dele conseguimos um espaço que nos permite guardar o calçado do Gui de forma a que seja ele a escolher o que vai calçar de manhã! Sim, isso já fez com que ele fosse de sapatilhas de verão em pleno inverno, mas são apenas para estar na creche e lá eu já avisei que é ele que normalmente escolhe o que veste e calça. A parte má é que ele por vezes espalha tudo pelo quarto, a boa é que também vai buscar as pantufas quando chega a casa e tem dias em que arruma as sapatilhas, só porque é giro!